Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Seminário apresenta economia solidária em Pernambuco

Evento é o último de uma série que começou em junho para divulgar pesquisa da Secretaria Nacional de Economia Solidária e do Fórum Brasileiro da Economia Solidária

Pernambuco, 04/07/2008 - Recife é nesta sexta-feira palco do último seminário de apresentação dos resultados do Mapeamento da Economia Solidária. Os eventos, que começaram em junho, passaram por sete cidades do Agreste, Mata Sul e Sertão do estado, chegando agora à Região Metropolitana da capital. Hoje o encontro é no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na capital.

Neste último encontro serão discutidos os resultados do mapeamento; sua vinculação com a organização de redes e cadeias econômicas solidárias sob a voz dos empreendimentos e as políticas públicas aplicadas ao setor. 

Na parte da tarde, o coordenador geral de Promoção e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), Maurício Sardá, vai falar sobre o Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (Sies) e os resultados do mapeamento nacional, especificando os dados do Nordeste. Ele também irá apresentar as políticas públicas oferecidas pela Senaes para os empreendedores da área.

Na ocasião serão empossados os representantes da Comissão Gestora Estadual (CGE) do Sies, entidade a qual o Ministério do Trabalho e Emprego integra, por intermédio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco. A referida comissão foi instituída em maio deste ano, através de Termo de Cooperação Técnica.

Participam representantes dos órgãos municipais, estaduais e federais, além de entidades e empreendimentos ligados à economia solidária.

Mapeamento- A pesquisa foi executada pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Incubacoop) do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DEUFRPE). Uma equipe de estudantes da universidade visitou os empreendimentos e aplicou um questionário com 72 perguntas, dividido por categorias de informações, a respeito da gestão dos empreendimentos, da atividade econômica, quadro de sócios, crédito e sobre a forma jurídica.

O trabalho, desenvolvido entre 2005 e 2007, identificou 1.526 empreendimentos de vários setores produtivos: artesanato, agricultura, serviços, comércio, agroindústrias, pescadores, entre outros. Pelo menos um empreendimento, em cada um dos l84 municípios do estado, foi visitado o que representa 100% de cobertura.

A identificação dos empreendimentos foi feita por amostragem a partir de contatos com sindicatos, entidades não-governamentais e Conselhos de Desenvolvimento Municipal.

 

Assessoria de Imprensa SRTE/PE






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas