O pacto assinado há dois anos entre a SRTE/SP e os sindicatos das Indústrias Farmacêuticas e de trabalhadores do setor
São Paulo, 19/05/2008 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE/SP) participou de seminário para avaliação do Pacto Coletivo para a Contratação de Pessoas com Deficiência, firmado com a indústria farmacêutica.
O pacto assinado há dois anos entre a SRTE/SP, o Sindicato das Indústrias Farmacêuticas de São Paulo (Sindusfarma), e demais sindicatos de trabalhadores do setor, faz parte do Programa Interinstitucional de Inclusão das Pessoas com Deficiência cujo objetivo é ampliar a contratação das pessoas com deficiência em segmentos com maior dificuldade no cumprimento da Lei de Cotas.
No caso específico das empresas do setor farmacêutico, a dificuldade recorrente identificada ao longo do programa foi a falta de capacitação dos trabalhadores. Com o Pacto, as empresas assumiram o compromisso de desenvolver cursos de capacitação e qualificação de pessoas com deficiência, criar estratégias para permitir a redução das exigências para a contratação e desenvolver programas de combate à discriminação.
Durante o Seminário, além dos resultados e metas alcançados, o Sindusfarma apresentou também uma pesquisa sobre a qualidade da inclusão, tipos de deficiências e outros dados que auxiliarão na continuidade dos programas de inclusão desenvolvidos em parceria com a SRTE/SP.
A superintende regional do trabalho, Lucíola Rodrigues Jaime, explica que do "é nosso objetivo fazer com que a pessoa com deficiência tenha seus direitos e deveres respeitados. É o acesso à dignidade e cidadania. O cumprimento da cota não se restinge à contratação. Por isso a pesquisa sobre a qualidade da contratação, apresentada pelo setor, é muito importante".
Assessoria de Imprensa da SRTE/SP