Fórum Intersetorial de Saúde do Trabalhador da Microrregião de Betim e Gerência Regional do Trabalho em Betim debateram saúde mental do trabalhador
Minas Gerais, 29/05/2009 - O Seminário Intersetorial de Saúde do Trabalhador: Saúde Mental e Políticas Públicas, reuniu cerca de 500 pessoas na última segunda-feira, 25, no Clube do Trabalhador do Sesi, em Betim. O evento promovido pelo Fórum Intersetorial de Saúde do Trabalhador da Microrregião de Betim e a Gerência Regional do Trabalho em Betim debateu a saúde mental do trabalhador.
As seguintes entidades fizeram parte da comissão organizadora do evento: Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Igarapé e Bicas, Sindicato dos Empregados no Comércio de Betim e Região, Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador (Cerest/Betim), Associação de Aposentados e Pensionistas de Betim, Igarapé e Bicas e Universidade Católica de Minas Gerais e a Gerência Regional do Trabalho em Betim
Em sua segunda edição, o seminário reuniu dirigentes sindicais, representantes de órgãos públicos, profissionais da saúde, técnicos de segurança do trabalho, universidades, membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA).
O evento teve a finalidade de discutir os fatores que levam os trabalhadores ao adoecimento mental e propor alternativas para melhorar as condições de trabalho nas empresas. A assistência da rede pública de saúde às vítimas das doenças mentais no trabalho foi outro ponto debatido no seminário
O Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais Substituto, Roberto Simão, participou da mesa de abertura juntamente com a Chefe da Fundacentro (CRMG), Marta de Freitas; a Secretária Municipal de Saúde de Betim, Conceição Rezende; a representante da Gerência Executiva da Previdência Social de Contagem, Clarice Bastos, e o Presidente do Sindicato dos Rodoviários de Betim, Marcelino Antônio Alexandre.
Para Simão, a iniciativa do Forum Intersetorial de Saúde do Trabalhador é louvável considerando a importância da questão para a sociedade mineira. "A integração das várias entidades organizadores desse evento aqui presentes como o MTE, o INSS, os movimentos sindical e social, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Betim, a Secretaria Municipal de Saúde de Betim representa um grande avanço para as vítimas de doença mental, que hoje são marginalizadas, vistas como pessoas fracas, e não como verdadeiras vítimas de pressões que lamentavelmente ainda estão presentes no mundo do trabalho", enfatizou.
No evento, diversos temas foram abordados por especialistas da área nos seguintes painéis: "O adoecimento mental no mundo do trabalho"; "Assistência em Saúde mental na microrregião de Betim" e o "Papel dos órgãos públicos na melhoria das condições de trabalho e saúde mental dos trabalhadores". Esse último teve a participação de Airton Marinho, Auditor fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais.
Assessoria de Comunicação Social da SRTE/MG