Ação é alusiva ao Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil
Pernambuco, 05/06/2009 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE/PE) e sua Gerência Regional promovem nesta terça, dia 9, seminário no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (FACIAGRA). O tema deste ano é "Trabalho infantil não é solução". O evento terá início às 9h e prosseguirá ate às 13h, no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (Faciagra).
No encontro será apresentado o diagnóstico do trabalho infantil na região do Araripe e haverá debate sobre os Planos Municipais de Combate ao Trabalho Infantil e as ações que obtiveram êxito em cada município. Está programada, ainda, a exibição de um filme gravado durante as atividades de inspeção dos fiscais da SRTE na localidade e a apresentação das crianças do PETI dos municípios.
Cenário - A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou no país, durante o triênio 2005-2007, uma retração gradual no número de crianças e adolescentes ocupadas na faixa etária de 5 a 15 anos. Em Pernambuco, 86.427 crianças trabalhavam.
A pesquisa revela, também, que é na atividade agrícola onde se concentra a maior parte dessas crianças e adolescentes. Do total, 115 mil (61,74 % do total) estão na área rural e 71.323 (38,25%) desenvolvem atividades consideradas urbanas. A maioria dos adolescentes é formada por meninos, 133.187 (71,4%), contra 53.240 (28,5%) de meninas.
O seminário conta com parceiros como as instituições integrantes do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil no estado (FEPETIPE), ONG Chapada (Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe), Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano (CISAPE) e o Ministério Público do Trabalho.
Para saber mais sobre com bate ao Trabalho Infantil acesse:
http://www.mte.gov.br/trab_infantil/default.asp
Assessoria de Imprensa SRTE/PE