Encontro vai reunir historiadores, pesquisadores e representantes da sociedade civil que debaterão o trabalhismo, a criação do ministério e as relações entre Estado e trabalhadores
Encontro vai reunir historiadores, pesquisadores e representantes da sociedade civil que debaterão o trabalhismo, a criação do ministério e as relações entre Estado e trabalhadores
Brasília, 23/11/2010 - Nestas quinta e sexta-feiras, 25 e 26, o Museu da República, no Rio de Janeiro, sedia o 'Seminário de 80 anos do Ministério do Trabalho e Emprego'. O encontro vai reunir historiadores, pesquisadores e representantes da sociedade civil que debaterão a herança trabalhista deixada por Getúlio Vargas, as circunstâncias da criação do ministério e as relações entre Estado e trabalhadores.
Durante o evento, que terá a presença do ministro Carlos Lupi, será lançado o Selo Comemorativo dos Correios em referência ao aniversário do MTE, criado em 26 de novembro de 1930 com o nome de Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.
No primeiro dia do Seminário o jornalista e autor do livro "A Era Vargas", José Augusto Ribeiro, será o palestrante. Para debater com ele foram convidadas as historiadoras Rosa Maria Barboza de Araújo e Marilena Ramos, doutora em História Social da USP.
Ainda na quinta, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sergio Nobre, e o presidente da CGTB, Antonio Neto, farão palestras no âmbito do tema "Redemocratização pós-guerra e segundo governo Vargas".
Na sexta, os avanços do atual governo serão debatidos em painel com balanço das atividades, prestação de contas e avaliação com palestra do secretário de Políticas Públicas de Emprego do MTE, Carlo Simi. No mesmo dia haverá palestras do secretário-geral da Força Sindical, José Carlos Gonçalves, e ainda de Ricardo Path, da UGT, e Adeilson Telles, dirigente da CUT.
Antes do encerramento do Seminário, em painel sobre o papel do Sindicalismo nos avanços trabalhistas no Brasil, falarão à platéia de convidados o presidente da CTB, Wagner Gomes, o secretário Geral da Nova Central de Trabalhadores e José Juvino da Silva Filho, vice-presidente da CGTB/RJ.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br