Um dia inteiro de debates sobre o tema
Rio Grande do Sul, 05/06/2009 - A fim de sensibilizar a sociedade gaúcha para a problemática da exploração da mão-de-obra infantil, destacando a educação como principal instrumento de enfrentamento, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE/RS) promove no próximo dia 10 o seminário "Educação para Erradicar o Trabalho Infantil. Gênero: Igualdade e Equidade".
A entrada é franca e outras informações poderão ser obtidas pelo telefone: (51) 3228- 6544, ramal 2412. O evento será realizado das 8h30m às 17h30m no auditório da SRTE/RS, que fica na Avenida Mauá, 1.013, em Porto Alegre.
Conheça a programação:
8h30min - Abertura
9h - As mudanças na legislação e a erradicação do trabalho infantil. Palestrante: Auditor Fiscal da Área de Saúde e Segurança da SRTE/RS, Luís Alfredo Scienza.
Coordenação: Chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho da SRTE/RS, Iara Hudson.
9h20min - Os termos de ajustamento de conduta para coibir o trabalho infantil e proteger o trabalhador adolescente. Palestrante: Procurador do Trabalho da 4ª Região, Luís Alessandro Machado.
9h40min - Projeto Pescar: Uma experiência de sucesso para preparar o adolescente para o mundo do trabalho. Palestrante: Gerente de Qualificação e Acompanhamento do Projeto Pescar, Silvia Regina Ramirez.
Coordenação: Auditora Fiscal do Trabalho da SRTE/RS, Denise Brambilla González.
10h - Debate
10h30min - Painel: Pobreza x Trabalho Infantil x Educação: Gênero - Igualdade e Equidade
- Educação como um direito. Palestrante: Especialista em Educação e Promotor de Justiça, Elcio Resmine Menezes.
- Educação para erradicar o trabalho infantil. Palestrante: Consultora do Ministério da Educação e Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Maria da Penha Azevedo.
- Pobreza x Trabalho Infantil e Educação Diferenciada. Palestrante: Advogada e Especialista em Direitos Humanos, Virgínia Feix.
Coordenação: Coordenador do Núcleo de Apoio a Projetos Especiais da SRTE/RS, João Pedro Lopes Jacobi.
12h - Debate
12h30min - Intervalo
13h40min - Palestra: Sistema Único de Assistência Social e Erradicação do Trabalho Infantil. Palestrante: Assistente Social do Ministério do Desenvolvimento Social, Juliana Petrocelli.
14h - Painel: Subsídios à construção do Plano Estadual de Erradicação Trabalho lnfantil. Palestrantes: Representantes das Comissões Municipais do PETI:
Coordenadora do PETI de Alvorada, Aline Marques Pinheiro;
Coordenadora da COMPETI de Porto Alegre, Denise Jacques Barbosa;
Diretor de Assistência Social de São Leopoldo, Alcir Bampi.
15h30min - Palestra: Construindo o Plano Estadual para Erradicar o Trabalho Infantil. Palestrante: Diretora do Departamento de Assistência Social da Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social do RS, Iari Menezes de Vasconcelos.
Coordenação: Frente Parlamentar Estadual em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do RS.
15h50min - Debate
16h30min - Café & Cultura. Apresentação do Grupo de Capoeira Cavaleiros de São Jorge do PETI de Alvorada.
17h30min - Encerramento
Assessoria de Comunicação da SRTE/RS