A ação conjunta vai envolver visita aos 736 empreendimentos identificados em Goiás entre 2005 e 2007
Brasília, 17/03/2008 - A história da economia solidária em Goiás e o mapa dos empreendimentos solidários e de agricultura familiar existentes no estado serão discutidos nesta terça-feira (18), durante o seminário "Pensar a Inclusão Social na perspectiva da Economia Solidária". O evento que será realizado no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO) e está sendo organizado pelas entidades que integram a Coordenação Gestora Estadual do Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (CGE/SIES).
A realização do seminário "Pensar a Inclusão Social na Perspectiva da Economia Solidária" é a primeira ação da Coordenação Gestora Estadual do SIES após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, firmado dia 27 de fevereiro entre as dez entidades participantes. O Termo definiu a continuidade do mapeamento de empreendimentos solidários em Goiás. A ação conjunta vai envolver visita aos 736 empreendimentos identificados em Goiás entre 2005 e 2007, verificação das necessidades de cada um deles para o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas que venham favorecer o desenvolvimento local sustentável e, ainda, localizar e cadastrar novos empreendimentos.
O coordenador-geral de Promoção e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Maurício Sardá de Faria, vai proferir palestra sobre a inclusão social e economia solidária. Ele é doutor em sociologia política e coordenou o Programa de Promoção da Inclusão Produtiva de Jovens do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Também irão ministrar palestras no seminário, a doutora em Sociologia Maria Antônia Gomes (pro-reitora da Uni-Anhanguera, mestre em Educação pela UFG e ex-coordenadora do Programa Economia Solidária na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego), o doutor em Sociologia e especialista em Cooperativismo Henrique Labaig, o tecnólogo e mestre em Administração Fernando Bartholo, que vai levar ao evento a experiência da Universidade Federal de Goiás (UFG) com o programa de Incubadoras, e o gerente de Desenvolvimento e Suporte Estratégico e responsável pelo setor de Agricultura Familiar na Conab/GO, Vicente Teixeira Silva.
Compõem a Coordenação em Goiás, a SRTE/GO, Rede de Educação Cidadã, Associação Joanapolina de Agriorgânicos, Pastoral dos Migrantes, Universidade Federal de Goiás, Central Única dos Trabalhadores em Goiás, Agêencia Rural, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Uni-Anhanguera e Sindicato dos Trabalhadores em Educação.
Assessoria de Imprensa do MTE
Com informações da Assessoria de Comunicação da SRTE/GO