A proposta do encontro é reunir e divulgar experiências da economia solidária e da promoção da escolaridade registradas em estados do Nordeste, Norte e Sul
Brasília, 29/05/2008 - A partir desta quinta-feira (29) até 31 de maio, a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego, promove o seminário sobre o programa Escola de Fábrica da Usina Catende, em parceria com o Ministério da Educação. O evento acontece na própria usina, localizada a 132 Km de Recife, capital de Pernambuco.
A proposta do encontro é reunir e divulgar experiências da economia solidária e da promoção da escolaridade registradas em Pernambuco, Bahia, Alagoas, Amazonas e Rio Grande do Sul. Para isso, formadores do programa Escola de Fábrica discutirão temas, como a formação sócio-profissional e economia solidária, desenvolvimento local e educação de jovens e adultos. Além disso, definirão as orientações pedagógica e metodológica das diferentes ações desenvolvidas pelos educadores no âmbito do programa.
O complexo do Catende (sobrenome de um de seus fundadores) foi criado em 1892. Na época o local despertou o interesse dos senhores de engenho, que promoveram a expansão da lavoura de cana-de-açúcar e a implantação de uma destilaria de álcool. Em pouco tempo, consolidou-se como uma das maiores indústrias do setor do Norte e Nordeste do País.
Na década de 90, a empresa acumulou dívidas trabalhistas e entrou em falência. Após um acordo na Justiça, ela passou a ser administrada por ex-funcionários num sistema de autogestão.
A nova administração oferece alguns benefícios sociais às famílias dos funcionários, como educação básica (em parcerias com prefeituras) e programas de saúde à mulher. E já foi premiada pela Fundação Abrinq como Empresa Amiga da Criança, um reconhecimento pela erradicação do trabalho infantil em seus canaviais.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6841/6537 acs@mte.gov.br