Senaes realiza seminário com entidades
Evento de economia solidária acontece em Brasília até 8 novembro e tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre a execução de convênios e prestação de contas
Brasília, 06/11/2012 – Entre os dias 6 e 8 de novembro, a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) realiza, em Brasília, o Seminário Nacional de Entidades Parceiras da Economia Solidária. Reunidas no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), entidades, juntamente com as equipes da Senaes e os núcleos e seções de economia solidária das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, irão discutir assuntos relacionados aos principais eixos da economia solidária (educação, comercialização e crédito), além de esclarecer dúvidas sobre a execução de convênios, prestação de contas e fortalecer o diálogo com outros programas do governo federal.
Na abertura, que aconteceu na tarde desta terça-feira (06), o secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer, falou sobre a importância do Seminário. “Esse é um momento que estávamos aguardando há anos. Nosso desejo é fazê-lo regularmente. Queremos conhecer, nos informar e melhorar nosso desempenho para, juntos, criarmos outra economia solidária”, afirmou o secretário.
Para a presidente da Cooperativa de Catadores de Foz do Iguaçu (PR), Viviane Merting, a organização dos catadores em forma de cooperativa fortalece o grupo e o próprio trabalhador. “Quando o catador entra na Cooperativa, ele vai somar e não dividir, como muitos, infelizmente, ainda pensam. Eu era uma delas, mas hoje vejo que não é assim. Estamos conseguindo trazer os catadores para dentro da associação e melhorar a renda deles.”
Durante o Seminário serão abordados temas sobre a política de economia solidária, desafios e perspectivas, ações, assistência técnica, créditos e finanças solidária, comercialização, orientações e esclarecimentos dos processos de gestão dos convênios celebrados com as entidades nacionais.
Participaram também da abertura do evento a secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo; representantes da Rede Brasileira de Gestores Públicos em Economia Solidária; além de parceiros governamentais e não-governamentais de economia solidária e entidades executoras de economia solidária.
Assessoria de Comunicação Social MTE