Serviços apresentou melhor resultado no mês de outubro
Setor criou mais de 77 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em todo o país
Brasília, 18/11/2011 - No mês de outubro de 2011, o estoque de empregos formais (volume total de trabalhadores com carteira assinada) cresceu 0,33% em relação ao mês anterior, representando uma geração de 126.143 empregos. Esse desempenho deu continuidade à trajetória de crescimento do emprego formal no país, liderada pelo setor de Serviços, que apontou um resultado bem superior à média para o mês, totalizando mais de 77 mil novas vagas. Os dados formam divulgados nesta sexta-feira (18) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.
No total, sete dos oito Setores de atividade econômica apresentaram resultados positivos: Serviços (77.201), com o segundo melhor resultado para o mês; Comércio 60.8780 postos, a maior taxa de crescimento entre os setores; Construção Civil com 10.298 vagas; Indústria de Transformação com 5.206 empregos; Extrativa Mineral com 1.224 vagas, o segundo melhor resultado para o mês, mantendo o bom dinamismo observado nos últimos quatro meses; Administração Pública com 869 postos e Serviços Industriais de Utilidade Pública com 380 postos de trabalho. A Agricultura, por motivos sazonais, registrou uma perda de 29.913 postos de trabalho.
O comportamento favorável do setor Serviços originou-se do aumento do emprego formal em todos os seis ramos que o compõem, com dois deles registrando recordes e três o segundo melhor resultado para o mês. Em termos absolutos, observou-se o seguinte comportamento: Comércio e Administração de Imóveis com 31.675 postos, o segundo melhor resultado para o mês; Serviços de Alojamento e Administração com 18.036 postos; Serviços de Transportes e Comunicações com 11.667 postos, resultado recorde para o período; Serviços Médicos e Odontológicos 8.225 postos, resultado recorde para mês; Ensino 4.180 postos, o segundo melhor desempenho para o período e Instituições Financeiras 3.418 postos , o segundo maior saldo para o mês.
A elevação do emprego no Comércio ocorreu em razão do desempenho positivo do Comércio Varejista (+50.389 postos) e do Comércio Atacadista (+10.489 postos), o terceiro melhor desempenho para o mês.
O Caged é um banco de dados constituído por informações fornecidas pelos empregadores, a partir do número de carteiras de trabalho assinadas e das demissões registradas no documento, portanto os dados são numéricos e não apenas estatísticos.