Na pauta do evento, promovido pela AMATRA IV, foram discutidas a segurança e a saúde do trabalhador do campo
Recife, 22/08/2008 - Fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco (SRTE/PE) participaram na manhã desta sexta-feira (22), na cidade de Petrolina (PE), do "II Simpósio da Campanha pela Efetivação do Direito do Trabalho em Pernambuco".
O evento foi promovido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra VI), em parceria com a Esmatra VI; Ordem dos Advogados do Brasil - seccional de Pernambuco (OAB/PE); Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco (AATP), Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado (Assojaf /PE) e Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região (PRT 6).
Vários painéis foram realizados, entre eles, sobre "Agrotóxicos e o meio Ambiente do Trabalho" - que contou com a participação do fiscal do trabalho Rubens Mesquita - e "Transporte Irregular de Trabalhadores", com uma apresentação do coordenador da Fiscalização Rural, Paulo Mendes, onde foi enfatizado a legislação trabalhista e os casos de acidentes de trajeto investigados pela SRTE. Um debate em torno dos acidentes de trabalho no meio rural, ministrado pelo médico e fiscal do trabalho, Marcos Miranda, marcou o encerramento do simpósio.
O encontro aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina.
Riscos - Os trabalhadores do campo, assim como os da cidade, também estão expostos a riscos no exercício do trabalho. O manuseio de máquinas, implementos agrícolas, ferramentas manuais, agrotóxicos, animais domésticos e peçonhentos, entre outros, estão entre os fatores de risco à segurança e saúde dos trabalhadores do campo.
Assessoria de Imprensa SRTE/PE