Simpósio no RJ estimula doação de órgãos
SRTE/RJ vai promover intermediação com sindicatos e empresas para conscientizar trabalhadores fluminenses
Rio de Janeiro, 13/11/2014 - Conscientizar para salvar milhares de vidas. Esse é objetivo do Simpósio Internacional de Conscientização sobre Doação de Órgãos, que teve sua abertura ocorrida na noite de quarta-feira (12), no centro de treinamento médico da Berkeley, que organiza o evento no Brasil, em Botafogo, Zona Sul do Rio. A SRTE/RJ é parceira do Simpósio e terá como meta promover a intermediação com sindicatos e empresas para disseminar o projeto entre os trabalhadores fluminenses.
Durante os próximos dois dias, das 8 às 18 horas, os participantes terão a oportunidade de assistir palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais sobre procedimentos cirúrgicos para transplantes, modelos de cooperação, programas educacionais e criação de oportunidades.
O presidente da Berkeley, o médico Josier Vilar, abriu a cerimônia destacando a importância da mobilização para conquista dos resultados necessários na saúde. "Hoje, com o Rio Imagem - primeiro Centro de Diagnóstico por Imagem do estado -, resolvemos parte da questão da estrutura e logística para os transplantes. Faltam, neste momento, os doadores", pontuou.
Ao falar das parcerias, Josier Vilar enalteceu o apoio de representantes dos setores público e privado. "Contamos com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro para buscar as empresas que podem aderir à causa. É fundamental contar com esses parceiros para construir um estado mais cidadão", destacou.
Presente na abertura do Simpósio, o superintendente Antônio Albuquerque ratificou a importância do encontro ao afirmar que considera a iniciativa "algo fundamental diante de uma sociedade que vem avançando em diversos pontos considerados tênues, como o problema do preconceito". "O Ministério do Trabalho pode contribuir através do estímulo ao diálogo entre patrões e empregados. Certamente alcançaremos um movimento contínuo e intenso em prol desta causa tão relevante para o Rio e para o Brasil", disse.
Para o ex-coordenador do Rio Transplantes, o nefrologista Eduardo Rocha, a iniciativa busca estimular a conscientização da população para uma causa tão fundamental para a sociedade. "Atualmente, não existem órgãos para todos. São vidas que acabam sendo perdidas. Por isso, precisamos dessa união para avançar nessa questão", ressaltou.
Encerrando o primeiro dia de atividades, o médico Howard Nathan, da Gift of Life Institute, dos Estados Unidos, apresentou as ações desenvolvidas e as experiências vivenciadas no estado americano da Califórnia.
No encontro estavam reunidos vários representantes do governo e da sociedade civil. Pela Secretaria Estadual de Saúde, o secretário Estadual, Marcos Esner Musafir, marcou presença no Simpósio.
Assessoria de Imprensa/MTE
acs@mte.gov.br 2031.6537