Assinaram o convênio representantes dos sindicatos dos municípios de Vila Nova do Sul, Pinheirinho do Vale, Caçapava do Sul, Tupanciretã, Manoel Viana, Guaíba, Santana do Livramento, Derrubadas, Esmeralda, Dom Pedrito, Palmitinho e São Martinho
Porto Alegre, 28/02/2008 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE/RS) firmou convênio na tarde desta quinta-feira (28) com 12 Sindicatos de Trabalhadores Rurais do estado para encaminharem a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) nos seus municípios.
Conforme o superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Heron de Oliveira, a intenção é se aproximar ainda mais dos sindicatos e dos trabalhadores. "As entidades sindicais já são nossas parceiras auxiliando na fiscalização das relações de trabalho. No futuro, a idéia é que, além da carteira de trabalho, os sindicatos encaminhem também o seguro-desemprego facilitando o acesso do trabalhador aos seus direitos", adiantou o superintendente.
Para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul (Fetag), Elton Weber, a expectativa é que os trabalhadores se aproximem dos sindicatos e tenham conhecimento dos seus direitos. "É uma forma ainda de combater a informalidade na agricultura", destacou Weber.
No ano passado, a SRTE/RS confeccionou no Estado 263.988 carteiras de trabalho. Atualmente, o documento poder ser solicitado nas Agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine), nas Agências do Ministério do Trabalho e Emprego ou nas prefeituras conveniadas.
A previsão é que dentro de 30 dias os sindicatos conveniados já estejam encaminhando a carteira de trabalho. Nesse período, os funcionários dessas entidades serão treinados. Podem solicitar o documento os trabalhadores de todas as categorias.
Assinaram o convênio representantes dos sindicatos dos municípios de Vila Nova do Sul, Pinheirinho do Vale, Caçapava do Sul, Tupanciretã, Manoel Viana, Guaíba, Santana do Livramento, Derrubadas, Esmeralda, Dom Pedrito, Palmitinho e São Martinho.
Os sindicatos interessados em prestar esse serviço devem entrar em contanto com a SRTE/RS.
Assessoria de Comunicação da SRTE/RS