Florianópolis, 31/07/2015 - O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, foi homenageado esta manhã (31), em Florianópolis, durante as comemorações dos 18 anos do Serviço Social da Construção Civil de Santa Catarina. O evento aconteceu na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e marcou também a abertura da 1a Semana Externa de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sepat).
"O ministro Manoel Dias desenvolve um grande trabalho na defesa da Saúde e Segurança no Trabalho. Essa homenagem é um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no Ministério do Trabalho e Emprego", destacou o presidente do Sinduscon, Hélio Bairros.
O ministro agradeceu a comenda e, além de destacar o trabalho desenvolvido este ano, com a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e a Estratégia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, deixou uma mensagem de otimismo ao setor. De acordo com ele, a construção civil deve voltar a crescer e contratar trabalhadores, com o apoio do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). "Se somarmos todos os recursos, desde habitação e saneamento, até o que vai ser repassado via BNDES, teremos ainda este ano mais de R$ 130 bilhões disponíveis para investimento", destacou.
Manoel Dias lembrou que tradicionalmente o segundo semestre é melhor para a construção civil e que, com esses recursos, será possível gerar mais de 3,7 milhões de empregos em todo o Brasil. "Na área da habitação, criamos este ano o Pró-cotista, que permite que sejam financiados imóveis de até R$ 400 mil, ampliando as oportunidades para o setor", complementou.