Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Sine completa 34 anos com 13 milhões de trabalhadores inseridos no mercado de trabalho

Sistema Nacional do Emprego, ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, oferece serviço gratuito de intermediação de mão-de-obra em 1,3 mil postos em todo o país e tem mais de 50 milhões de currículos de trabalhadores brasileiros inscritos só este ano

Brasília, 08/10/2009 - Nesta quinta-feira (8) o Sistema Nacional do Emprego (Sine) completa 34 anos de atuação no mercado de trabalho, intermediando demandas de empresas e oferta de mão-de-obra. Ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o sistema conseguiu emprego para cerca de 13 milhões de trabalhadores desde o início do seu funcionamento, sendo 8 milhões deles desde a chegada do Século 21. O recorde anual da década foi registrado em 2008, quando 1,06 milhões de trabalhadores saíram empregados dos 1.265 postos do Sine em todo o Brasil.

Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, a vantagem do Sine é estar fortemente interligado com estados e municípios. "É um serviço que está espalhado em todo o território nacional, que representa hoje a garantia de uma descentralização, um melhor atendimento, com mais agilidade para que o trabalhador consiga o seu emprego e sua qualificação profissional", destaca o ministro.

Este ano o Sine já levou emprego a 754.593 trabalhadores. Entre as 5 ocupações com mais empregos conquistados por intermédio do sistema, Auxiliar de linha de produção aparece como primeiro do ranking de 2009, com 39.208 vagas preenchidas entre janeiro e setembro. Em seguida aparecem Operador de telemarketing ativo e receptivo (16.197); Trabalho rural (15.087); Servente de obras (11.775); e Oficial de serviços gerais (11.585).

As 8 milhões de vagas preenchidas desde 2001 representam 48% das 17,5 milhões de vagas captadas pelo Sine, oferecidas por empresas inscritas no sistema. As vagas foram disputadas por 38,8 milhões de trabalhadores encaminhados a entrevistas de emprego, entre os 51,1 milhões inscritos.

Para aumentar o indicador de vagas preenchidas, o MTE investe na qualificação profissional dos trabalhadores sem ocupação ou beneficiários de políticas públicas de trabalho, de renda e sociais, para que sejam incluídos no mercado de maneira competitiva. Segundo Lupi, o sistema é um dos balizadores da política de qualificação.

"O Sine, conjugado com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), nos permite definir ações de capacitação profissional nos locais onde há ou haverá demanda de mão-de-obra. Entre 2003 e 2008, mais de 676 mil trabalhadores concluíram os cursos de qualificação social e profissional realizados no âmbito do Plano Nacional de Qualificação do Ministério do Trabalho. Este ano estão sendo qualificados mais de 200 mil trabalhadores", diz o ministro.

Sine - Foi instituído pelo Decreto n.º 76.403/1975 e tem como coordenador e supervisor o MTE, através da Secretaria de Políticas de Emprego e Salário. Sua criação é fundamentada na Convenção n.º 88 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da organização do Serviço Público de Emprego, ratificada pelo Brasil.

A principal finalidade do Sine, na época de sua criação, era promover a intermediação de mão-de-obra, implantando serviços e agências de colocação em todo o país. Além disso, previa o desenvolvimento de uma série de ações relacionadas a essa finalidade principal: organizar um sistema de informações sobre o mercado de trabalho, identificar o trabalhador por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social e fornecer subsídios ao sistema educacional e de formação de mão-de-obra para a elaboração de suas programações.

O art. 5º do Decreto de criação do Sine conferiu ao MTE a competência para "definir as prioridades das áreas a serem gradativamente abrangidas pelo Sistema, estabelecer os programas necessários a sua implantação e as normas administrativas e técnicas para o seu funcionamento".

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas