Sociedade poderá eleger duas, das seis temáticas, disponíveis na enquete da plataforma Diálogos sobre Trabalho Infantil (http://childlabour2013.org/)
Brasília, 05/09/2013 - Ampliar o debate sobre as questões e os desafios para eliminação do trabalho infantil. Com este objetivo, na quarta-feira (28), começou a votação dos temas que integrarão as atividades da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, a ser realizada em Brasília de 8 a 10 de outubro. A sociedade poderá eleger duas, das seis temáticas que estarão disponíveis na enquete da plataforma Diálogos (www.childlabourdialogues.org) até o dia 9 de setembro.
Os seis temas foram escolhidos a partir das discussões publicadas e comentadas nas salas virtuais de debate da plataforma, que até agora recebeu mais de 300 colaborações. Trabalhadores, empregadores, jovens e crianças de todo o mundo podem escolher dois dos seguintes tópicos: Gênero e as piores formas de trabalho infantil; Transição da escola para o trabalho; Desafios dos programas de transferência de renda; Políticas locais e processos de participação; Juventude, autonomia e consumo consciente; e Modelos de educação e escolas atuais.
“A intenção é debater o problema do trabalho infantil de forma coletiva, aproveitando a troca de experiências e conhecimento das boas práticas implantadas em todo o mundo”, explica a secretária-executiva da Conferência, Paula Montagner. Além dos temas escolhidos pelo internauta, a agenda da III Conferência Global contará com questões como a violação dos direitos das crianças, o papel do sistema judicial, o trabalho infantil nas cadeias de abastecimento, áreas urbanas e rurais, bem como o trabalho infantil doméstico e os fluxos migratórios. Agora, é hora de acrescentar a voz da população novamente à causa e responder a pergunta: Qual desses temas você gostaria que fosse discutido na Conferência?
O processo para votação é simples, sem a necessidade de cadastro ou preenchimento de formulários. Além disso, a plataforma conta com uma ferramenta que permite a tradução instantânea dos conteúdos para mais de 70 idiomas.
III Conferência sobre Trabalho Infantil - O Brasil é o primeiro país fora da Europa a receber a Conferência Global sobre Trabalho Infantil. O evento tem como objetivo principal debater estratégias para acelerar a erradicação das piores formas de trabalho infantil até 2016. Os dois primeiros encontros aconteceram na Holanda. O primeiro em Amsterdam, em 1997, e o segundo em Haia, em 2010, que contou com a participação de 80 países.
O Brasil foi indicado para sediar o evento por ser referência no enfrentamento do problema. Com políticas públicas e o apoio da sociedade civil, o número de crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos em situação de trabalho infantil no país foi reduzido em 54%, entre 2001 e 2011 (PNAD/IBGE). Presidida e organizada pelo Governo Brasileiro, a III Conferência conta com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Plataforma Virtual – Diálogos sobre o Trabalho Infantil: www.childlabourdialogues.org
Fonte: Portal da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil
Assessoria de Comunicação Social/ MTE
(61) 2031-6537/ 2430 - acs@mte.gov.br