SRTE/BA discute inclusão de deficientes
Salvador, 30/08/2013 – A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA), em parceria com instituições que compõem a Câmara Temática Promoção da Igualdade da Agenda Bahia do Trabalho Decente promoveram na última terça-feira (27), no auditório da SRTE/BA, reunião técnica sobre empregabilidade das Pessoas com Deficiência (PCD) e reabilitados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O objetivo é mobilizar as empresas para ampliar a inclusão destas pessoas no mercado de trabalho.
Durante o encontro a coordenadora do projeto de inserção de PCD no mercado de trabalho da SRTE/BA, Graça Porto, apresentou a legislação pertinente ao tema, dados de inserção de PCD e reabilitados do INSS no mercado de trabalho, os avanços na Lei de Cotas, as ações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a atuação dos auditores fiscais do trabalho durante as fiscalizações realizadas nas empresas para verificação do cumprimento da cota exigida pela Lei.
Além de apresentar a parte teórica, a coordenadora promoveu um debate que colocou em evidência, às dificuldades enfrentadas pelas empresas no cumprimento da cota legal e a necessidade dos órgãos, empresas e sociedade civil organizada se articularem para facilitar o processo de inserção dessas pessoas.
Para a representante da empresa Sartre, Adriana Ribeiro, essa iniciativa foi muito válida, pois como a temática é muito extensa deve ser compartilhada com todos. É uma responsabilidade geral e precisa da consciência de parcerias, pois sem ela não se chegará a lugar nenhum. ”Os órgãos precisam reconhecer as dificuldades que as empresas enfrentam para contratar pessoas com deficiência, conclui a participante.
Mais de 100 empresas de diversas atividades econômicas e instituições que atuam na promoção de igualdade desses profissionais, como o Sistema Nacional de Emprego na Bahia (SINE/BA), a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, a Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SUDEF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o INSS participaram do evento
Dados: Segundo dados da Relação Anual de Informações Anuais (RAIS) de /2011, a Bahia atende apenas 14% da cota de PCD e reabilitados do INSS inseridos no mercado de trabalho e ocupa a 18ª posição no Brasil em relação ao cumprimento dessa cota. Em Salvador, esse percentual é correspondente a 24,44%.
Assessoria de Comunicação do MTE
Com informações do Setor de Comunicação SRTE/BA
(61) 2031 6537 / 2430 – acs@mte.gov.