SRTE/BA divulga causas de acidente no metrô
Morte elétrica foi o principal motivo apontado pelo relatório para morte do operário no metrô de Salvador
Salvador, 10/06/2014 – Na manhã dessa terça-feira (10), o setor de Segurança e Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA) apresentou, no auditório da SRTE/BA, o relatório da análise do acidente que ocorreu em 29 de maio na área de operações do trem 01 do metrô de Salvador, que acarretou na morte do trabalhador Kim Jong Pyo.
Durante as inspeções realizadas, desde o dia 29 até ontem (9), os auditores fiscais do trabalho concluíram que diversos fatores ocasionaram o acidente e a morte de Kim, tendo como causa principal, choque elétrico. Ao analisarem a sequência dos fatos, chegaram à conclusão que o trabalhador, ao perceber que um dos filtros capacitadores não descarregou depois do trem desligado, a fim de investigar o problema, manuseou a caixa de resistência do equipamento, sofrendo o choque elétrico.
Os auditores relataram ainda que Kim não tinha autorização para trabalhar no Brasil e que não havia sido treinado na Norma Reguladora nº 10 (NR-10) que regulamenta o serviço. Ressaltaram ainda que, segundo a norma, é responsabilidade do contratante manter os trabalhadores informados em relação aos riscos a que estão expostos, instruindo-os quanto aos procedimentos e medidas de controle contra os riscos elétricos a serem adotados.
Sobre a responsabilização do acidente, os auditores informaram que serão lavrados os autos de infração de acordo com as irregularidades identificadas na esfera trabalhista e que, conforme a NR-10, as responsabilidades são solidárias ao contratante e contratados envolvidos.
O trem 01 do metrô permanece interditado, mas os demais trens estão liberados para dar continuidade às operações. O relatório da análise do acidente será entregue ao Ministério Público do Trabalho e a Advocacia Geral da União para que, com base nas informações da SRTE/BA, esses órgãos possam dar os devidos encaminhamentos.
Histórico – Assim que foi informada da morte do operário Kim Jong Pyo, que trabalhava na área de operação dos vagões do metrô de Salvador, a SRTE/BA deslocou uma equipe de auditores fiscais do trabalho até o local a fim de investigar a causa do acidente. Na ocasião, como medida preventiva, os auditores fiscais interditaram a operacionalização dos vagões do metrô.
Assessoria de Imprensa/MTE
acs@mte.gov.br 2031.6537