Eles se encontram em situação totalmente regularizada, segundo a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE/CE), que acompanhou todo o processo de contratação dos 119 trabalhadores
Fortaleza, 07/03/2008 - Um grupo de 119 trabalhadores rurais cearenses, recrutado nos municípios de Ererê e Pereiro, região do Médio Jaguaribe, no interior do estado do Ceará, segue neste sábado (0)8, para trabalhar em fazendas do Noroeste de São Paulo, contratado pela Empresa Agrícola Rio Turvo, da cidade de Espírito Santo do Rio Turvo. Eles se encontram em situação totalmente regularizada, segundo a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE/CE), que acompanhou todo o processo de contratação.
O serviço de Fiscalização do Trabalho Rural da SRTE/CE realiza um trabalho de conscientização, através de seminários em diversas regiões do Estado, e já começou a colher os frutos. Em 2005, apenas quatro Certidões Liberatórias foram assinadas. Em 2006 foram 11 e em 2007 o número subiu para 16.
Clélio Montalvão, representante da empresa agrícola paulista, assegura que a experiência que ele tem com trabalhadores cearenses é a melhor possível. É uma mão-de-obra de excelente qualidade e trabalhadores muito disciplinados. Em São Paulo, os agricultores farão o corte de cana em oito fazendas do Grupo que estima colher aproximadamente 1,6 milhão de toneladas na safra de cana-de-açúcar deste ano.O produto alimenta a usina que produz açúcar, álcool e levedura. A colheita emprega 900 trabalhadores rurais.
A SRTE/CE examinou as Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) dos 119 agricultores conferindo as anotações legais, analisando o contrato de trabalho de safra e o atestado médico de cada um dos agricultores, antes de assinar a Certidão. A empresa Rio Turvo, no contrato, se compromete a fornecer passagens e ajuda de custo para alimentação durante o trajeto Ceará/São Paulo/Ceará. Eles devem passar cerca de 9 meses no interior paulista.
Assessoria de Comunicação da SRTE/CE