Distribuição de material de divulgação alusivo ao tema está entre as atividades realizadas. Ação fiscal retirou 16 crianças de trabalho insalubre
Ceará, 11/06/2010 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE/CE) realiza a 'Semana de erradificação do trabalho infantil'. A atividade, iniciada na segunda-feira (7) e que segue até sábado (12), marca a presença da instituição na campanha de combate ao trabalho infantil de 2010, priorizando ações fiscais na zona norte do estado.
Em Tianguá e Guaraciaba do Norte o Grupo de Erradicação do Trabalho Infantil e Trabalho Rural da SRTE/CE afastou 16 crianças de atividades insalubres e emitiu 9 autos de infração.
Também foram ministradas palestras sobre o trabalho infantil doméstico e em geral e distribuidos os cartões vermelhos com o slogan da campanha. Esta sexta-feira (11), ocorrerão apresentações culturais e atividades recreativas na Praça de Cuba.
"O ceará ocupa o 3º lugar com o maior número de crianças e adolescentes trabalhando. Ações fiscais como a que foi realizada na região norte do estado nos dá uma realidade da situação. Concluimos que devemos identificar as ações de combate, prevenção e fortalecer toda a rede de proteção a criança e ao adolescente, bem como conscientizar toda a sociedade a respeito do problema", afirmou a auditora fiscal do Trabalho e coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil na SRTE/CE, Ianê Cavalcante Oliveira.
Campanha - Promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e parceiros, a campanha "Cartão Vermelho Contra o Trabalho Infantil", que visa alertar à sociedade para a problemática e está ocorrendo em todo o Brasil.
MTE - Combate toda e qualquer forma de trabalho infantil, retirando as crianças do trabalho e facilitando-lhes o acesso à escola por meio da fiscalização do trabalho atuando em parceria com organizações governamentais e não-governamentais.
Assessoria de Imprensa da SRTE/CE