SRTE/GO promove I Conferência Estadual de Trabalho Decente
No evento, debateu-se a criação de emprego de qualidade para homens e mulheres, a extensão da proteção social, a promoção e fortalecimento do diálogo social e o respeito aos princípios e direitos fundamentais do trabalhador
Goiânia, 25/11/2011 – Entre os dias 24 e 25 de novembro, foi realizada em Goiás a I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, coordenada pela Secretaria de Estado de Cidadania e Trabalho, com o apoio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO) e do Conselho Estadual do Trabalho (CET/GO).
O evento reuniu delegados, eleitos nas Conferências Regionais dos municípios de Niquelândia, Jataí, Catalão e Goiânia, para debaterem a criação de emprego de qualidade para homens e mulheres, a extensão da proteção social, a promoção e fortalecimento do diálogo social e o respeito aos princípios e direitos fundamentais do trabalhador. Estes são os principais eixos de discussão, promoção e aplicação do chamado Trabalho Decente, termo adotado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para designar as condições ideais de trabalho.
A Conferência utilizou como metodologia os princípios preconizados pela OIT, que enfatiza o uso do Sistema Tripartite Paritário (Governo, Trabalhador e Empregador). Participam 160 delegados; destes, 40 foram eleitos para representar Goiás na I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente (I CNETD), prevista para abril de 2012.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Goiás, Orizomar Araújo Siqueira, “a Conferência significa renovação e se espera aproveitar 100% a oportunidade de se encontrar soluções para a melhoria nas relações entre as categorias de empregadores e trabalhadores, afinal, uma não existe sem a outra”.
A presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-Goiás), Ailma Maria de Oliveira, afirmou que o importante desta Conferência é o diálogo inovador, de forma tripartite. “Acreditamos que haverá avanço na qualidade do trabalho. Esperamos que se construa um Plano Nacional de Emprego decente e digno”, disse ela.
O Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, Heberson Alcântara, comentou que as instituições e entidades envolvidas nas realizações das Conferências Regionais e, nesta fase, na Estadual conseguiram obter a participação da maioria dos municípios goianos. Enfatizou, ainda, que esta diversidade de representantes com certeza enriquecerá a Conferência Nacional e garantirá a participação efetiva de Goiás.