Superintendências de Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Maranhão, OIT e Ministério Público do Trabalho participaram da reunião
Minas Gerais, 12/02/2009 - Representantes das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE) dos estados de Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Maranhão, do Ministério Público do Trabalho, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) se reuniram na SRTE/MG para discutir as estratégias para o combate ao trabalho infantil em 2009.
O diretor do Departamento de Fiscalização do Trabalho do MTE, Leonardo Soares, fez um histórico sobre a determinante participação da fiscalização no combate ao trabalho infantil e explicou as orientações a serem seguidas durante o ano. Apresentou também o Sistema de Informação sobre Focos de Trabalho Infantil (Siti), desenvolvido em parceria com a OIT, destacando sua agilidade na inserção de informação dos dados e o grande número de consultas por jornalistas, entidades internacionais e estudantes.
Cada SRTE apresentou seu planejamento, dando ênfase às operações que serão realizadas em setores econômicos com maior concentração de mão-de-obra infantil, aos eventos que ocorrerão em todos os Estados em alusão ao Dia mundial de Combate ao Trabalho Infantil, em 12 de junho, e às ações de interiorização da fiscalização trabalhista.
Segundo avaliação do Ministério Público do Trabalho, as áreas definidas como objetos prioritários de fiscalização são o setor informal (atividades nas ruas), trabalho em lixões, exploração sexual e cultivo de fumo. De acordo com a OIT, ressaltou a importância do trabalho conjunto para obter resultados mais rápidos e eficientes.