Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

SRTE/MG faz Mutirão contra trabalho infantil na Copa

Ação social acontece no dia 20/05, às 8h, no Parque Municipal de BH, levará documentação trabalhista, civil e saúde para jovens

Belo Horizonte – 19/06/2014 - A Capital mineira receberá nesta terça-feira, 20 de maio, o Mutirão Identificar para Proteger que acontece no Parque Municipal Américo Renê Giannetti de 8h às 12h.  Realizada no mês que antecede a Copa do Mundo, a ação lembrará o 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes,  e o 12 de Junho, Dia Nacional de Combate a Exploração do Trabalho Infantil. O objetivo do evento, que conta com o apoio da SRTE/MG, é  conscientizar  a sociedade para combater o tráfico de pessoas e a exploração do trabalho infanto-juvenil durante o Mundial. 
 
Durante o mutirão, serão oferecidos aos jovens entre 14  e 18 anos  serviços de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social, e para as crianças e adolescentes com até 18 anos Registro Civil e Carteira de Identidade. Os jovens também  poderão aproveitar a ação obtendo orientação sobre saúde. As meninas que estão na faixa de 11 a 13 anos podem vacinar-se contra HPV. 
 
“O mutirão é uma força tarefa para identificar o maior número possível de crianças e jovens para que, em caso de desaparecimento, eles possam ser identificados mais facilmente pela Polícia.”, explica Elvira Cosendey, Técnica de Nível Superior da SRTE/MG e Coordenadora do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente (FECTIPA). 
 
Trata-se  de uma ação protetiva e preventiva para conscientizar e mobilizar a sociedade na Copa do Mundo. “Nesse megaevento esportivo, ocasião em que são esperados cerca de 600 mil turistas estrangeiros, as crianças e adolescentes podem ficar mais vulneráreis ao tráfico humano para venda de órgãos, abuso, exploração sexual e do trabalho.”, afirma Cosendey. 
São organizadores do Mutirão:  A Prefeitura Municipal de BH, o Governo do Estado, o Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e o  Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil
 
População infanto-juvenil em números - Segundo dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Minas Gerais 0,39% das crianças e adolescentes com até 10 anos de idade ainda não possuíam o registro civil.  
 
A população com idade inferior a 18 anos corresponde a cerca de 33% da população brasileira, isso representa cerca de 60 milhões de pessoas, das quais 45,9% tem renda per capita de até meio salário mínimo. 
 
Segundo a Unicef, um milhão de crianças entram para o mercado do sexo no mundo a cada ano. Cerca de 10% estão no Brasil, Filipinas e Taiwan, principais destinos internacionais para a prática do turismo sexual. 
 
Denúncia: Disque 100 ou 0800 03 11 19 
 
Serviço:
Mutirão: Identificar para Proteger 
Data: 20/05/2014 – terça-feira
Horário: de 8h às 12 h
Local: Parque Municipal Américo Renê Giannetti
 
Assessoria de Imprensa/MTE
Serviço de Comunicação Social da SRTE/MG
Tel.(31)3270-6106 / mgcomunicacao@mte.gov.br
www.twitter.com/srtemg 
 
 

 






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas