Central telefônica com tecnologia Voip vai possibilitar a realização de chamadas telefônicas através da Internet, garantindo maior qualidade, segurança e redução de custos
Belo Horizonte, 23/04/2013 – A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE/MG) iniciou, em março desse ano, a implantação de uma central telefônica de ponta, adquirida por meio de uma parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT). Trata-se da tecnologia VOIP, que substitui a atual linha analógica pelo sistema digital, com central inteligente que une voz, dados e vídeo em rede, num só cabo, através da Internet, dispensando o uso da fiação da telefonia convencional.
O mecanismo, que garante em até 60% a redução de gastos com telefonia fixa e móvel, será instalado nas Gerências ao longo do ano.
O Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, Valmar Gonçalves, ressaltou a importância da ferramenta para a gestão administrativa. “Estamos presenciando um grande avanço na administração da Casa que vai ao encontro do modelo de gestão atual que prima pela eficiência, segurança da informação e redução de custos: é benéfico para os servidores e, também, para os cidadãos”, afirma.
A Divisão de Administração da SRTE/MG elaborou um levantamento dos principais benefícios trazidos pelo novo sistema: redução de custos nos gastos com contas de telefone, ao permitir a realização de ligações tarifadas como ligações locais entre as unidades da Regional Mineira; rede convencional de telefonia sendo substituída pela telefonia via Internet; mais agilidade e eficiência do sistema; terminais inteligentes; salas de videoconferências virtuais; e comunicações totais pela Internet.
Para Valmar Gonçalves, a nova tecnologia permite ainda gerir com mais eficácia as contas telefônicas, traçando um perfil do consumo. Segundo ele, outra vantagem é que, no antigo sistema, PABX, a expansão dos ramais e dos usuários era feita por meio da aquisição de placas acompanhadas por grande quantidade de fios que ocupam muito espaço e são onerosas. Com a tecnologia VOIP, para expandir os ramais e a quantidade de usuários, basta adquirir aparelhos telefônicos e computadores, utilizando-se de mesma infraestrutura de rede. É possível fazer ligações por um aparelho de telefone adaptado ou pelo computador usando apenas um headset – um microfone acoplado a um fone de ouvido.
Para que a tecnologia obtenha máximo aproveitamento, a SRTE/MG por meio do Setor de Treinamento iniciou processo de capacitação dos servidores. Os manuais que orientam sobre o uso dos novos aparelhos telefônicos e suas potencialidades podem ser encontrados na Intranet: http://intranetmte/2011/institucional/telefonia-voip.htm.
Serviço de Comunicação Social da SRTE/MG
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