Ações em parceria com o FECTIPA são em alusão ao Dia Nacional e Internacional de Mobilização para Erradicação do Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho
Belo Horizonte, 03/06/2011 – A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego
Os eventos serão realizados em parceria com o Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (FECTIPA).
O Seminário que tem como tema “Os limites da prática de esporte na Infância e Juventude” será realizado no Auditório da Federação do Comércio, das 8h às 17h, e terá como palestrantes o assessor de Comunicação do Comitê da Copa, Rogério Berth, o Hebiatra da Fundação Libanesa de Minas Gerais - Fuliban, Dr. Paulo César Pinho Ribeiro, o procurador do Trabalho Genderson Silveira Lisboa e a professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Paula Ângela Figueiredo de Paula.
Já a Rua de Lazer ocorrerá entre 9h e 11h, em frente à sede da SRTE/MG, no Centro de Belo horizonte, na Rua Tamoios. No local, cujo acesso ao trânsito será interrompido, haverá atividades de lazer como: pebolim, cama elástica, oficina de desenho e pintura no rosto, apresentações artísticas e premiação dos jovens vencedores do concurso de redação cujo tema é “O Trabalho do Adolescente: Qual o significado do trabalho em minha vida”.
Para Elvira Cosendey, coordenadora do FECTIPA e do Núcleo de Apoio a Projetos Especiais da SRTE/MG, o objetivo destes eventos é mobilizar a sociedade para combater o fenômeno do Trabalho Infantil, que ainda “rouba” a infância de milhares de crianças. “Trabalhamos para afastar crianças do trabalho explorador e encaminhar os adolescentes para formação profissional e o ingresso no trabalho digno e decente”, afirma Cosendey.
Números - De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílios (PNAD) de 2009, havia no país, um total de 2,6 milhões de meninos e meninas na faixa etária de
Fiscalização –
Trabalho Infantil - O trabalho infantil é aquele realizado por crianças e adolescentes com idade abaixo da permitida pela Constituição Brasileira que é de 16 anos. A única exceção à proibição é o trabalho na condição de aprendiz, permitido a partir dos 14 anos para tipos de atividades que apresentem os requisitos legais para a aprendizagem profissional. Após completar 16 anos garotos e garotas podem trabalhar desde que a atividade não ofereça riscos à saúde, e que recebam instrução adequada ou treino vocacional.
Outras informações so
Data – Instituída pela Lei 11.542 como o Dia Nacional do Combate ao Trabalho Infantil a data que é comemorada no Brasil desde novem
Serviço:
Seminário
“Os limites da prática de esporte na Infância e Juventude”
Data: 7/06/2011 Horário: 8h às 17h
Local: Auditório da FECOMÉRCIO: Rua Curitiba, nº 561, 12º andar – Centro.
Inscrições (gratuitas e limitadas a 150 lugares, por ordem de inscrição): seminariofectipa@gmail.com
Palestras:
“Ações do Comitê Municipal da Copa” – Sr. Rogério Bertho (Assessor de Comunicação do Comitê da Copa).
“Atividade física e esporte na adolescência”; “Culto ao corpo na adolescência” – Dr. Paulo César Pinho Ribeiro (Hebiatra – Fuliban)
“Os limites da lei” – Dr. Genderson Silveira Lisboa (MPT)
“O esporte de rendimento enquanto uma profissão para o adolescente” - Paula Ângela Figueiredo de Paula (Professora da PUC/MG)
Rua do Lazer
Data: 9/06/2011
Horário: 9h às 11h
Local: Quarteirão fechado da R. Tamoios, Centro, próximo ao nº596
Programação:
Atividades de lazer
Banda de Brumadinho – Apresentação do Hino Nacional
Grupo de Teatro e Percussão da BH Trans
Grupo Batolata – Projovem Aarão Reis
Associação Querubins – Vila Acaba Mundo- Percussão e Dança de Rua
Premiação aos Vencedores do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º lugares do concurso de redação.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br