Intuito do encontro é sensibilizar os servidores e colaboradores da Regional no sentido de aprimorar a qualidade do atendimento proporcionado ao público
Cuiabá, 12/09/2008 - Os servidores, estagiários e colaboradores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso participaram nesta quinta-feira (11) de uma palestra sobre o papel da Ouvidoria-Geral do Ministério do Trabalho e Emprego. O evento ocorreu na sede da SRTE/MT.
O objetivo da palestra ministrada pelo ouvidor-geral do MTE, Leoclides Arruda, foi sensibilizar o quadro funcional da Regional para o aprimoramento da qualidade do atendimento proporcionado ao público. Por meio da Ouvidoria, o cidadão consegue fazer reclamações, sugestões, críticas, elogios e denúncias referentes a procedimentos e ações de agentes diretamente ligados ou subordinados ao Ministério do Trabalho e Emprego.
Segundo Arruda, que está visitando as Superintendências de todos os estados, a Ouvidoria busca proteger a população contra a violação de direitos, contra erros, negligências, abuso de poder ou contra a má administração do serviço público, com o propósito de melhorar a administração pública e tornar a ação governamental mais transparente e os agentes públicos mais responsáveis por suas ações, omissões e decisões.
Para a chefe da Serviço de Qualidade, Atendimento ao Público e Gestão de Programas da SRTE/MT, Beatriz Luíza Taques Garcia, a palestra foi esclarecedora porque fez que todos os servidores conhecessem as atribuições e a importância da Ouvidoria-Geral: "A ouvidoria aproxima o serviço público da sociedade e é uma forma de colaborar na construção da excelência no atendimento," declarou.
Entre as manifestações recebidas pela Ouvidoria-Geral, conforme dados apresentados por Leoclides, 83,9% se referem a seguro-desemprego, 10% a abono salarial, 5% à legislação do primeiro emprego e 0,5% à Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Após serem recebidas e analisadas as manisfestações dos usuários são encaminhadas à àrea técnica do MTE relacionada com a demanda solicitada. "A ouvidoria acompanha as providências adotadas, cobra soluções e mantém o cidadão informado acerca de suas manifestações, funcionando como um canal de comunicação rápido e eficiente e estreitando a relação entre a sociedade e a Instituição", ressalta Arruda.
Assessoria de Imprensa SRTE/MT