Ação visa traçar estratégias de combate à irregularidade na região
Pernambuco, 17/06/2009 - Dando continuidade às discussões sobre o Trabalho Infantil no estado, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE/PE) participou nesta manhã do I Simpósio de Combate à Exploração e ao Abuso do Trabalho Infantil no município de Barreiros.
No evento, a auditora fiscal do Trabalho, Felícia Mendonça, ministrou a palestra "Trabalho infantil não é a solução", destacando o modo de vida de meninas da região. Segundo a auditora, mais de 200 milhões de crianças em todo o mundo são forçadas a trabalhar diariamente. No Brasil, 22 milhões delas executam trabalhos domésticos. "Muitas vezes as meninas dividem o trabalho doméstico com outras formas de trabalho fora de casa, o que constitui uma carga redobrada de trabalho", declarou.
Felícia alertou, ainda, que este tipo de prática prejudica o acesso à escola e, conseqüentemente, a continuidade dos estudos. "A educação é uma das medidas mais eficazes na luta contra a pobreza", ressalta.
No encerramento a Prefeitura de Barreiros e o Ministério Público do Trabalho assinaram um Termo de Cooperação Mútua para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no município.
Assessoria de Imprensa da SRTE/PE