Ação em alusão ao Dia Mundial e Nacional de combate ao Trabalho Infantil resultou no afastamento de 63 crianças e adolescentes do trabalho irregular
Piauí, 13/06/2011 - Entre os dias 4 e 12 de junho, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Piauí (SRTE/PI) intensificou as ações de combate ao Trabalho Infantil, no estado. O objetivo foi atentar para a passagem do dia 12 de junho, Dia Mundial e Nacional de combate ao Trabalho Infantil. Durante esse período, fiscais da instituição retiraram 63 crianças e adolescente de situação de trabalho irregular e aos encaminharam para os órgãos de proteção.
No sábado (4), foram realizadas ações em feiras nos bairros Parque Piauí e Grande Dirceu,
Na Quinta-Feira dia
As ações em alusão ao dia 12 de junho foram coordenadas pela SRTE/PI em parceria com o Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (FETI/PI). A superintendente do Trabalho e Emprego no Piauí, Paula Mazullo, observou que o combate ao trabalho infantil diz respeito também à sociedade.
"Não se pode pensar, equivocadamente, que criança tem que trabalhar. Ao contrário, criança tem que estudar, e só começar a trabalhar no momento certo. E essa temática precisa constar da agenda diária, em eventos cotidianos”, reforçou.
Segundo o coordenador Projeto de Fiscalização de Combate ao Trabalho Infantil na SRTE/PI, Rubervam Du Nascimento, são dois os principais objetivos das ações do combate ao trabalho infantil realizadas pela SRTE/PI.
“Um deles é a ação política que busca punir os empregadores que admitem o trabalho de crianças e adolescentes em situação irregular. O o outro é o encaminhamento das crianças e adolescentes encontrados em situações irregulares para as providências das redes de proteção”, destaca.
Além do recrudescimento das ações fiscais, também foi realizado pela SRTE/PI, em parceria com o Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (FETI), o seminário 'O Trabalho Infantil Doméstico em Debate – Como enfrentar essa realidade'. O evento aconteceu no auditório do SEBRAE e tratou de temas como 'A exploração do Trabalho Infantil Doméstico: implicações trabalhistas, educacionais e criminais', tema abordado pela procuradora do Trabalho Pollyanna Sousa Costa Torres; 'Compromissos e Resultados do Enfrentamento do trabalho Infantil no Piauí', com a participação da promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude, Leida Maria de Oliveira Diniz.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br