Discussão sobre ações dos agentes do Projeto Brasil Local teve como objetivo fomentar a construção de um Plano de Economia Solidária
Piauí, 07/02/2011 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Piauí recebeu em janeiro a coordenadora regional do Rio Grande do Norte do Projeto Brasil Local - Desenvolvimento Local e Economia Solidária, Marialda Moura, para uma reunião com o Fórum Estadual de Economia Solidária do Piauí.
A reunião teve como objetivo o acompanhamento das ações dos Agentes de Desenvolvimento Local para a construção de um Plano de Economia Solidária para os empreendimentos atendidos pelo Projeto Brasil Local. "É necessário que seja feita uma análise e avaliação do trabalho dos agentes para que seja possível a conclusão do Plano", esclareceu Marialda.
Para o articulador do projeto no estado, Washington Soares, o encontro proporcionou um debate satisfatório. "Conseguimos discutir o Brasil Local como instrumento de fortalecimento e interiorização do Fórum já que esse ainda se encontra, de certa forma, centralizado na região da capital", enfatizou.
A opinião é semelhante à do representante da SRTE/PI no Fórum, Rubervan do Nascimento, que acredita que espaços como esse são importantes para promover discussões dentro dos espaços públicos.
A SRTE/PI integra o Fórum Estadual de Economia Solidária e oferece suporte logístico às atividades cedendo espaço para as reuniões e disponibilizando uma sala para a execução de trabalhos ligados à Economia Solidária.
Projeto Brasil Local no Piauí - O Brasil Local é um Projeto voltado para a geração de trabalho e renda por meio da economia solidária. Sob o comando da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE), o Brasil Local fomenta a organização de empreendimentos geridos pelos próprios trabalhadores facilitando o acesso à políticas públicas de incentivo como capacitação, crédito comunitário, equipamentos, formalização e escoamento da produção.
Para uma melhor execução do projeto o Brasil foi dividido em campos de trabalho. O Piauí pertence ao Campo Nordeste 1 juntamente com os estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão. A responsável por esse campo é a Associação de Apoio às Comunidades do Campo do Rio Grande do Norte - AACC/RN. Segundo a coordenadora, Marialda Moura, uma das metas de trabalho da Organização é a constituição de grupos de trabalho para a economia solidária.
O Brasil Local é desenvolvido desde maio de 2010 e conta, no Piauí, com a atuação de dez agentes responsáveis por 30 empreendimentos. Os munincípios contemplados pelo programa são Esperantina, Campo Maior, Teresina, Canto do Buriti, Itaueira, Cristino Castro, Caracol, Curimatá e Guaribas; sendo que cada um possui um agente responsável por três empreendimentos de economia solidária. A exceção é Teresina que possui dois agentes e seis empreendimentos acompanhados.
Os Agentes Locais de Desenvolvimento Solidário atuam nas comunidades fomentando e acompanhando os empreendimentos, mobilizando e apoiando a construção de estratégias de desenvolvimento local permeadas pela economia solidária.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6981 - acs@mte.gov.br