Superintendente participa do evento a convite do ministro Carlos Lupi por suas ações no combate ao trabalho infantil
Paraná, 05/06/2009 - O superintendente do Trabalho e Emprego no Paraná, João Graça, foi convidado pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, para participar da 98ª Conferência Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que acontecerá em Genebra, Suíça, no próximo dia 12. O motivo do convite foram as boas iniciativas à frente da superintendência, como a criação das cartilhas de combate ao trabalho infantil "Viva o Trabalho" e "Saiba Tudo Sobre o Trabalho Infantil".
Durante a conferência, as cartilhas - que também foram editadas em inglês e em espanhol - serão distribuídas aos representantes de l83 países presentes à palestra. Para o superintendente, esta ação representa um grande passo em prol do combate ao trabalho infantil e à exploração da mão de obra juvenil.
Cartilhas - A primeira cartilha, "Viva o Trabalho", tem o intuito de sensibilizar a população e traz textos explicativos e situações que projetam a dimensão do trabalho infantil no país. Já a segunda, "Saiba Tudo Sobre Trabalho Infantil", é mais informativa e traz dados sobre o que diz a legislação, apresenta motivos para a criança não trabalhar e evidencia problemas que o trabalho prematuro pode causar à saúde da criança e do adolescente. Os exemplares contam com ilustrações do cartunista Ziraldo e foram desenvolvidos com o apoio de uma equipe do MTE, selecionada pela Divisão de Fiscalização do Trabalho Infantil e pela coordenadora do Núcleo de Apoio a Programas Especiais (Nape) da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR), Fernanda Matzenbacher.
O principal tema da 98ª Conferência Internacional do Trabalho é a crise econômica e financeira, com debates sobre o emprego, a proteção social e o mundo do trabalho. Aproximadamente 4 mil representantes de governos, trabalhadores e empregadores dos 183 países membros da OIT irão participar do evento. O presidente Lula também falará a Cúpula, no dia 15.