Na data mundial alusiva ao combate do trabalho infantil a Superintendência reuniu entidades, prefeitura e parceiros, em um evento de conscientização sobre a prática ilegal
que
Curitiba, 12/06/2013 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PR) concentrou nesta quarta-feira (12), vários participantes na luta ao combate de todas as formas de trabalho infantil. Muitas crianças foram atendidas pela Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), participaram de diversas palestras, teatro de fantoches e brincadeiras disponíveis no local, sempre acompanhadas pela equipe de recreação do SESC.
O superintendente
Fiscalização – A SRTE-PR está atuando em todas as localidades do estado com ações fiscais. Os números mostram a preocupação do tema. Em 2012 foram realizadas 196 ações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), afastando 126 crianças e adolescentes vítimas do trabalho infantil. Em 2013, outras 300 ações estão ocorrendo em paralelo; um esforço da fiscalização do órgão para fortalecer a rede de proteção para erradicação do trabalho infantil no Paraná.
Atuação - A SRTE-PR instituiu um Grupo de Trabalho, com representantes da casa, da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) para finalização do “Projeto Resgatando a Cidadania”, que tem como foco trabalhadores resgatados da condição de trabalho análogo ao escravo e trabalhadores em vulnerabilidade social, dentre estes, famílias de crianças que se encontram trabalhando.
Conferência Global - Em outubro, o Brasil irá sediar a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil. O encontro reunirá representantes de diversos países com o objetivo de trocar conhecimentos e debater os desafios ligados à erradicação do trabalho infantil. Saída mais (http://www.fnpeti.org.br/12dejunho)
Assessoria de Comunicação Social/MTE
2031.6537/6981 – acs@mte.gov.br