Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Seminário no RJ discute segurança em obras das Olimpíadas

Rio de Janeiro, 19/11/2014 - Como executar um projeto complexo, como as Olimpíadas, sob os olhares do mundo, no prazo e cumprindo o orçamento? A resposta, segundo o técnico inglês Jan E. Hellings, que participou da gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) das Olimpíadas de Londres (2012), é: “trabalhando com segurança”.
 
O convidado internacional participou, no dia 14 de novembro, de seminário organizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) sobre a Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, do qual também contou com representantes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RJ) e Fundancentro.
 
Jan Hellings foi responsável pela demolição de imóveis e preparação de terreno para a construção do Centro Olímpico de Londres. “O projeto resultou em um estádio, duas piscinas olímpicas, um centro de transmissão para vinte mil jornalistas e 3.500 apartamentos da Vila Olímpica”, diz orgulhoso o técnico internacional.
 
De acordo com o palestrante, ocorrem cerca de 40 acidentes de trabalho fatais no Reino Unido, por ano, na construção civil, sendo 45% relacionados à queda em altura.
 
“O compromisso com o planejamento e a gestão de SST devem ser ainda mais prioritários em obras complexas e com cronograma apertado”, afirmou o Auditor-Fiscal do Trabalho Narciso Guedes, chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho da SRTE/RJ, durante apresentação na abertura do evento.
 
O Auditor-Fiscal do Trabalho também citou a importância do Grupo Móvel de Auditoria de Condições de Trabalho em Obras de Infraestrutura (GMAI), criado em 2011 pela Secretaria de Inspeção do Trabalho para aumentar a cobertura, eficiência e eficácia das ações de fiscalização de grandes obras, entre elas, as de infraestrutura urbana, como as das Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016).
 
“Na área da construção, estamos sempre em constante aprendizado e o esforço em segurança deve ser redobrado, já que o setor responde por mais de 20% de todos os acidentes de trabalho no Brasil. Os Jogos Olímpicos são um grande desafio”, comentou José Luiz Pedro de Barros, gerente de Segurança do Trabalho do Sistema FIRJAN.
 
O evento também contou com a participação da presidenta da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo - Fundacentro, Professora Maria Amélia Souza Reis, e do diretor técnico da instituição, Robson Spinelli Gomes, além de palestra de Jófilo Moreira Lima Junior, pesquisador da referida Fundação. 
 
Obras olímpicas – Nos últimos quinze dias, a equipe de auditores-fiscais do trabalho da SRTE/RJ embargou ou lavrou interdições em três obras relacionadas aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro: a ampliação do elevado do Joá, o BRT Transoeste e o BRT Transolímpico.
 
 
Assessoria de Imprensa/MTE
Com informações da SRTE/RJ

2031.6537 acs@mte.gov.br 






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas