SRTE/RS comemora inclusão de PCDs
Projeto Piloto de Incentivo à Aprendizagem de Pessoas com Deficiência completa 5 anos de existência
Brasília, 09/06/2014 – A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RS) realizou na última quinta-feira (5) evento em comemoração aos cinco anos do Projeto Piloto de Incentivo à Aprendizagem de Pessoas com Deficiência no Rio Grande do Sul.
Clique aqui para saber mais sobre o projeto.
Participaram da mesa de abertura o presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, Moisés Bauer, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT/RS), Fabiano Beserra, representando o superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Carlos de Brum.
No evento, foi apresentado um panorama da aprendizagem para as pessoas com deficiência no estado pela auditora fiscal do trabalho e coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência da SRTE/RS, Ana Costa. Para a auditora, as ações promovidas propiciaram significativo incremento na formação profissional das pessoas com deficiência.
“Em 2008 havia apenas 63 aprendizes com deficiência, já em 2012 tínhamos 714, o que indica um crescimento de 1.133%. O crescimento das contratações de aprendizes com deficiência no RS foi superior significativamente aos dos demais aprendizes que foi de 255%”, afirmou a coordenadora.
O Projeto Piloto propiciou o acesso de 1.591 pessoas com deficiência nos programas de aprendizagem, no período de 2009 a 2012. O programa foi fundamental para inserir no mercado de trabalho pessoas com deficiências mais complexas, como intelectual, psicossocial e múltipla. Nesse sentido, 60,65% das contratações de aprendizes com deficiência no RS foram de pessoas com essas deficiências.
O evento também contou com painel com as instituições formadoras e empresas. Foram feitos relatos de experiências exitosas de aprendizagem realizadas os mais diversos segmentos econômicos e municípios gaúchos. Outro painel trouxe o relato de instituições paceiras da SRTE/RS e de pessoas com deficiência sobre a experiência da aprendizagem e do trabalho.
As considerações finais foram feitas pelo auditor fiscal do trabalho, Rafael Giguer, que destacou os avanços promovidos e a necessidade de cada vez ampliar a acessibilidade e interiorização dos Programas de Aprendizagem.
Assessoria de Imprensa/MTE
Com informações da ASCOM/SRTE/RS
(61) 2031-6537/2430 – acs@mte.gov.br