SRTE/RS oferece aprendizagem a jovens detentos
Porto Alegre, 10/06/2014 – Um projeto pioneiro desenvolvido em conjunto pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE/RS), Superintendência de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (SUSEPE), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/RS) e empresas do ramo supermercadista, entrou em operação neste mês de junho, com a realização da aula inaugural no dia 02/06, no presídio central de Porto Alegre.
O projeto, único no Brasil, tem por objetivo a recuperação de jovens infratores que cumprem pena em regime fechado através da formação profissional e o futuro ingresso no mercado de trabalho.
A turma experimental de 17 jovens iniciou curso de Aprendizagem Profissional em Serviços de Vendas, ministrado pelo SENAC/RS. Todas as aulas teóricas e práticas serão realizadas internamente na penitenciária. Os participantes foram contratados por empresa do ramo supermercadista. Os aprendizes terão carteira assinada, assim como todos os direitos trabalhistas assegurados pela legislação vigente, além de redução de pena.
Uma das idealizadoras do projeto, a auditora-fiscal do Trabalho e coordenadora de Aprendizagem da SRTE/RS, Denise Brambilla González, afirmou estar gratificada com a concretização desse sonho. “Somos o primeiro estado a implantar a Aprendizagem Profissional em uma penitenciária e espero que isso sirva de exemplo. Estamos empenhados na preparação desses jovens para o mundo do trabalho que é a mola mestra na conquista da cidadania”, salientou González.
Para o diretor regional do SENAC/RS, José Paulo da Rosa, essa iniciativa é muito positiva já que esses alunos terão não só educação qualificada, mas também todos os benefícios de um trabalhador. “Esse desenvolvimento de Educação profissional, promovido aqui com esses jovens, contribui para fazer a diferença na educação e na sociedade”, afirma o diretor.
Assessoria de Imprensa/MTE
(61) 2031-6537/2430 – acs@mte.gov.br