Esta é uma substância líquida, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É um composto tóxico, cujos vapores, se inalados, afetam gravemente a saúde do trabalhador
São Paulo, 05/11/2008 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE/SP) aprovou, nesta terça-feira (4), o regimento interno da Comissão Estadual do Benzeno de São Paulo (CEBz), que será responsável pela discussão, negociação e acompanhamento das ações para a prevenção da exposição ao benzeno, visando a segurança e saúde do trabalhador.
A comissão, criada em 2004 pela Portaria nº 651 da então Delegacia Regional do Trabalho (DRT/SP), vinha atuando de forma provisória por falta de um estatuto de funcionamento. A partir de agora, com o regimento interno aprovado, essa limitação foi vencida e a formação definitiva da CEBz ficou mais próxima.
A CEBz será formada por representantes do governo, trabalhadores e empresários. Além disso, se relacionará diretamente com a Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz) e a SRTE/SP. Caberá à entidade propor e acompanhar estudos, pesquisas e eventos voltados à prevenção da exposição ao benzeno, propor soluções aos problemas ou impasses relacionados ao cumprimento do Acordo e Legislação do Benzeno no Estado, entre outros.
O benzeno é líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É um composto tóxico, cujos vapores, se inalados, afetam gravemente a saúde do trabalhador, podendo causar tontura, dores de cabeça e, até mesmo, inconsciência. Se inalado em pequenas quantidades por longos períodos, causa problemas sangüíneos, como leucopenia. É um composto químico usado na fabricação de vários produtos, principalmente gasolina, borracha sintética e tintas.
Assessoria de Imprensa SRTE/SP