Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

SRTE/SP fiscaliza empresas do setor metalúrgico no interior paulista

No total, foram lavrados 70 autos de infração e 36 equipamentos foram interditados pela fiscalização e só poderão voltar a operar quando atenderem às medidas de segurança exigidas pelos auditores fiscais

São Paulo, 27/11/2008 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE/SP), através da Gerência Regional do Trabalho de Ribeirão Preto, realizou nos dias 17, 18 e 19 deste mês diversas diligências para verificar o cumprimento dos Termos de Notificação lavrados em maio deste ano em indústrias metalúrgicas da cidade de Sertãozinho, interior paulista. No total, 4.150 trabalhadores foram alcançados.  

Na ação de novembro, 22 das empresas que compareceram anteriormente à Gerência foram autuadas pelo não cumprimento dos Termos de Notificação, mostrando que o setor precisa se empenhar mais na busca pela proteção à saúde e à segurança dos trabalhadores. Foram lavrados 70 autos de infração e 36 equipamentos foram interditados pela fiscalização e só poderão voltar a operar quando atenderem às medidas de segurança exigidas pelos auditores fiscais. 

Entre as irregularidades encontradas nas indústrias estão à falta de proteção nas prensas e falta de proteção nas transmissões de força dos equipamentos. Em uma das empresas fiscalizadas, uma das máquinas não possuía botão de parada de emergência. Todas as infrações que suscitaram as interdições são consideradas de grave e eminente risco a integridade física e a vida do trabalhador.  

A ação faz parte do Programa Interinstitucional de Regularização das Condições de Trabalho, que tem por finalidade regularizar a situação trabalhista e de segurança e saúde dos trabalhadores, principalmente operadores de máquinas nas indústrias metalúrgicas. 

No mês de maio, 200 empresas foram convocadas para uma primeira fiscalização indireta na Gerência Regional, seguida de orientações dos auditores sobre a legislação trabalhista e sobre medidas de saúde e segurança dos trabalhadores essenciais para o setor.

 

Assessoria de Imprensa da SRTE/SP






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas