Objetivo é desenvolver ações voltadas à intermediação de mão-de-obra, qualificação e capacitação profissional. Projeto já beneficiou 270 pessoas
Tocantins, 28/05/2009 - Com o objetivo de ofertar aos empresários tocantinenses um sistema de intermediação de mão-de-obra local, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Tocantins (SRTE-TO) está implantando o Núcleo de Apoio aos Trabalhadores, Empregadores e Entidades (Natee). O banco de dados relaciona trabalhadores disponíveis, incluindo pessoas com deficiência e jovens.
O núcleo é ligado à Comissão de Igualdade de Oportunidades de Gênero, de Raça e Etnia, de Pessoas com Deficiência e de Combate à Discriminação do Ministério do Trabalho e Emprego. A finalidade é desenvolver ações voltadas à intermediação de mão-de-obra, qualificação e capacitação profissional, e promoção de debates sobre políticas públicas de emprego e renda.
O projeto experimental funciona há 45 dias e já conseguiu inserir 120 trabalhadores no mercado palmense. Os setores que mais contrataram foram os de Comércio e Vigilância.
Desempregada há quase um ano, a enfermeira Vivian Rodrigues conseguiu emprego graças à intermediação do Natee. "Agora estou realizada, pois tenho trabalho e direitos garantidos", declara a jovem, referindo-se à carteira assinada. O vigilante Lindomar Silva Costa também comemora a vaga conseguida. "O Natee me ajudou bastante, pois a concorrência é grande e com a intermediação temos mais chances", acrescentou.
Capacitação - A qualificação profissional também já está sendo trabalhada, no último dia 7 de maio cerca de 150 jovens e adultos foram capacitados para atendimento ao público, através de um seminário promovido pelo Natte. Outra iniciativa do Núcleo, lançada na ultima semana, é a formatação de um cadastro para pessoas com deficiência, visto que existe uma demanda significativa para este público e que atualmente nenhum órgão no Tocantins possui um banco de dados preciso sobre estes trabalhadores.
Atualmente o Núcleo intermedeia a contratação de jovens para o empreendimento que o Grupo Carrefour está implantando na capital, Palmas. "A SRTE/TO é a casa dos trabalhadores e empregadores e buscamos cumprir com esta finalidade", arremata o superintendentre Regional do Trabalho e Emprego no Tocantins, Alfredo Branchina.
Parceria - O desenvolvimento das ações do Natte ocorrem a partir de termos de cooperação técnica firmados entre a SRTE/TO com entidades representativas, tais como associação de moradores, associações profissionais, sindicatos patronais e laborais, entidades estudantis e empresas públicas e privadas. A SRTE/TO oferta espaço físico e logístico para as ações as entidades participam com trabalho voluntário.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br