Semana de atividades se inicia no dia 6 e vai até 8 de maio
Curitiba, 5/05/2008 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR) promoverá, de 6 a 8 de maio, série de atividades em comemoração aos 68 anos da entidade. Os três dias serão voltados para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão e ao próprio servidor. Nesta terça-feira (6), às 16h, a abertura das atividades ficará por conta do superintendente João Graça, que irá formalizar algumas parcerias focadas na qualidade de vida no trabalho.
Nos demais dias os servidores e colaboradores da SRTE poderão assistir às palestras "Resultados", com o coordenador de Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Estado, Américo Gaion; e "Cidadão e Sociedade", com o gerente geral de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil no Paraná.
Os três dias de comemorações contarão com o patrocínio do Banco do Brasil e apoio da Federação dos Trabalhadores nas Indústras da Construção e do Mobiliário no Estado do Paraná (Fetraconspar), Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho no Paraná (AAFT/PR) e Associação dos Servidores da Superintendencia Regional do Trabalho (ASSEMIT).
68 anos de história - A SRTE/PR foi criada em 6 de maio de 1940, por meio do Decreto-Lei 2.168, em substituição às Inspetorias Regionais do Trabalho. Após vários progressos e inovações foram criadas as Subdelegacias do Trabalho de Londrina e de Foz do Iguaçu.
Durante o mandato do presidente Collor, novas mudanças ocorreram na, ainda, denominada Delegacia Regional do Trabalho. Uma delas foi a fusão do Ministério do Trabalho e do Ministério da Previdência Social em um único órgão. Em conseqüência, as DRT's foram agregadas ao Instituto Nacional de Seguro Social - INSS.
Após novas mudanças, em 1992, o órgão retomou a denominação de Ministério do Trabalho, bem como foram abertas outras três Subdelegacias localizadas nas cidades de Ponta Grossa, Cascavel e Maringá. Um ano mais tarde, os Postos de Atendimento transformaram-se nas atuais Agências de Atendimento, com jurisdições definidas e subordinadas à DRT ou Subdelegacia da região da qual está inserida. Vale lembrar que o nome atual, Ministério do Trabalho e Emprego, foi instituído em 1999, por medida provisória.
Em janeiro de 2008, com base no decreto presidencial 6.341, a então DRT/PR passou a ser denominada Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no estado do Paraná (SRTE/PR) e as Subdelegacias do Trabalho - existentes nos municípios de Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu - foram nomeadas de Gerências Regionais do Trabalho e Emprego. Com as alterações, a partir de agora compete ao superintendente Regional do Trabalho e Emprego (antigo delegado) executar, supervisionar e monitorar todas as ações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), especificamente às de qualificação profissional.
Assessoria de Imprensa do MTE
Com informações da SRTE/PR