O evento inaugura uma nova forma de atuação da SRTE/SP no âmbito rural, especificamente no setor de cítricos, como já ocorre em outros programas específicos como o de inclusão de trabalhadores com deficiência ou de combate à terceirização irregular
São Paulo, 23/04/2008 - A ação firme da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo no combate ao trabalho irregular na lavoura de laranja no estado terá seqüência neste mês de abril com a realização do 1º Simpósio do Trabalho Rural (Cítricos), que acontecerá no próximo dia 29, terça-feira, na cidade de Araraquara, interior do estado.
O evento inaugura uma nova forma de atuação da SRTE/SP no âmbito rural, como já ocorre em outros programas específicos como o de inclusão de trabalhadores com deficiência ou de combate à terceirização irregular: grupos de empresas de um segmento são convocados para uma exposição objetiva de critérios e métodos de trabalho da fiscalização, orientações sobre legislação e direitos dos trabalhadores, antecedendo uma grande operação de recebimento de documentos e justificativas para comprovar a atuação regular da empresa.
Em dezembro do ano passado, depois de uma ação do Grupo de Fiscalização Rural da SRTE/SP na região de Mogi Guaçu, os principais produtores de suco e derivados da laranja do estado já haviam participado de uma reunião em São Paulo, convidados pela Superintendência. Na ocasião foram alertados a respeito da intensificação das fiscalizações no setor devido às graves irregularidades encontradas pelos auditores no campo.
Cerca de 200 empresas do ramo foram convocadas. Seus representantes acompanharão palestras sobre legislação e questões de saúde e segurança. Denominado "fiscalização indireta", o procedimento implica em orientação e concessão de prazos para a regularização das condições de trabalho.
Serviço:
1º Simpósio do Trabalho Rural (Cítricos)
Horário: 14h
Local: Auditório do SESC Araraquara - R. Castro Alves nº 1315, Bairro Carmo, Araraquara-SP (Entrada pela Rodovia Washington Luis, Trevo do Posto da Polícia Rodoviária Estadual.)
Assessoria de Imprensa da SRTE/SP