Objetivo é aproveitar a experiência de especialistas para tirar dúvidas dos auditores que atuam na área de fiscalização de Segurança e Saúde dos operadores de caldeiras e vasos de pressão
Belo Horizonte - 25/08/2008 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE/MG) realizou na sexta-feira (22) uma palestra sobre a Norma Regulamentadora 13 (NR-13). O evento, que aconteceu na sede da Superintendência, foi dirigido aos fiscais que atuam na área de Segurança e Saúde do Trabalhador e teve foco na questão dos trabalhadores que operam caldeiras e vasos de pressão.
O engenheiro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), Edson Joel de Carvalho, proferiu a palestra esclarecendo as dúvidas dos participantes a respeito da NR-13. O técnico do CREA apresentou também plantas industriais nas quais foram detectadas situações de risco a que estão expostos os trabalhadores da área.
Segundo o especialista, muitos acidentes graves ocorridos no mundo e no Brasil foram conseqüência de vazamento de pressão. Carvalho citou como exemplo o acidente ocorrido em dezembro de 1984, em Bhopal, Índia, na Union Carbide como o pior desastre industrial da história - com mais de 2.500 mortos - cuja causa foi problemas com vazamento de gás.
Fiscalização - A SRTE/MG registrou no ano de 2008 dois acidentes com vaso de pressão que vitimou cinco trabalhadores, três vítimas fatais e duas em estado grave. Nos dois casos a causa apontada pelos auditores da Superintendência para acidente está relacionada com a falta de segurança na operação de vasos de pressão.
A fiscalização encontrou ainda irregularidades graves que foi a falta de documentação exigida na NR13, que comprova a calibragem dos instrumentos de medição de pressão e das válvulas de segurança e o treinamento dos operadores.
A NR-13 - A Norma Regulamentadora 13 é a NR do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil que tem como objetivo condicionar a operação de vasos de pressão e caldeiras. Criada em 8 de junho de 1978, sofrendo revisão em 8 de maio de 1984, ela trouxe benefícios após a sua publicação, pois estabeleceram-se critérios mais rigorosos para o projeto, inspeção, manutenção e operação de vasos de pressão, tendo como objetivo principal a diminuição de acidentes envolvendo estes equipamentos.
Acidentes - O acidente de trabalho tem sido o eixo sobre o qual gira a prevenção de riscos no trabalho. Os acidentes industriais surgiram com o processo de industrialização e desenvolvimento de tecnologias de produção. A indústria de processamentos químicos evoluiu e com ela as dimensões das plantas industriais e da complexidade dos processos produtivos. Entre 1974 e 2002 foram registrados mais de doze acidentes catastróficos no mundo. Estes acidentes não só trouxeram malefícios para o meio ambiente como também para a saúde e segurança de milhares de trabalhadores.
Assessoria de Imprensa SRTE/MG