Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Superintendência de Pernambuco participa de jornada sobre responsabilidade social

Mesa redonda sobre 'A inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas Portadoras de Deficiência', acontece nesta quinta-feira

Recife, 01/10/2008 -  A gestora de Políticas Públicas da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE/PE), Vera Jatobá, participa nesta quita-feira (02) da 4ª mesa redonda da Jornada SESI de Responsabilidade Social Empresarial, debatendo o tema: "A inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas Portadoras de Deficiência".  O evento acontece às 10h no auditório da Casa da Indústria, em Santo Amaro. 

Sua apresentação vai tratar do marco legal e institucional da inclusão de pessoas com deficiência; as ações de políticas públicas destinadas ao segmento e as potencialidades encontradas na diversidade que agregam valor ao "locus" empresarial. 

O objetivo do encontro é ter o processo de inclusão efetivado dentro das empresas, estimulando, também, as que não são obrigadas por Lei (empresas com menos de 100 funcionários) a contratarem Pessoas com Deficiência. 

As ações da fiscalização do trabalho têm como meta garantir o cumprimento da Lei 8.213/91, que trata das cotas para os deficientes. As empresas que têm entre cem e 200 funcionários devem reservar pelo menos 2% do quadro funcional para empregados com alguma deficiência. Para as empresas com até 500 funcionários, a cota aumenta para 3%, com até mil, 4%, acima de mil, a cota estipulada pela lei é de 5%. Os que não cumprem a exigência estão sujeitos à multa administrativa. 

Números - Segundo o Censo 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de portadores de deficiência aumentou, 24,5 milhões de pessoas apresentam alguma deficiência, ou seja, 14,5% da população brasileira. A maior concentração é no Nordeste (16,8%) e a menor, no Sudeste (13,1%). Os problemas de visão (48,1%) lideram a estatística, seguido pela deficiência motora (22,9%), auditiva (16,7%), mental (8,3%) ou física (4,1%).

 

Assessoria de Imprensa SRTE/PE

 






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas