Mesa redonda sobre 'A inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas Portadoras de Deficiência', acontece nesta quinta-feira
Recife, 01/10/2008 - A gestora de Políticas Públicas da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE/PE), Vera Jatobá, participa nesta quita-feira (02) da 4ª mesa redonda da Jornada SESI de Responsabilidade Social Empresarial, debatendo o tema: "A inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas Portadoras de Deficiência". O evento acontece às 10h no auditório da Casa da Indústria, em Santo Amaro.
Sua apresentação vai tratar do marco legal e institucional da inclusão de pessoas com deficiência; as ações de políticas públicas destinadas ao segmento e as potencialidades encontradas na diversidade que agregam valor ao "locus" empresarial.
O objetivo do encontro é ter o processo de inclusão efetivado dentro das empresas, estimulando, também, as que não são obrigadas por Lei (empresas com menos de 100 funcionários) a contratarem Pessoas com Deficiência.
As ações da fiscalização do trabalho têm como meta garantir o cumprimento da Lei 8.213/91, que trata das cotas para os deficientes. As empresas que têm entre cem e 200 funcionários devem reservar pelo menos 2% do quadro funcional para empregados com alguma deficiência. Para as empresas com até 500 funcionários, a cota aumenta para 3%, com até mil, 4%, acima de mil, a cota estipulada pela lei é de 5%. Os que não cumprem a exigência estão sujeitos à multa administrativa.
Números - Segundo o Censo 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de portadores de deficiência aumentou, 24,5 milhões de pessoas apresentam alguma deficiência, ou seja, 14,5% da população brasileira. A maior concentração é no Nordeste (16,8%) e a menor, no Sudeste (13,1%). Os problemas de visão (48,1%) lideram a estatística, seguido pela deficiência motora (22,9%), auditiva (16,7%), mental (8,3%) ou física (4,1%).
Assessoria de Imprensa SRTE/PE