Grupo de Acompanhamento ao Acidentado no Trabalho já solucionou 812 casos dos 815 recepcionados no estado. Em 2008, o GRAAT recepcionou 89 trabalhadores
Teresina, 02/03/2009 - O Grupo de Acompanhamento ao Acidentado no Trabalho (GRAAT), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Piauí (SRTE/PI), está entre os dez finalistas do 13º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Na avaliação da superintendente Paula Maria do Nascimento Masullo, o concurso representa um estímulo à disseminação de soluções inovadoras no âmbito da administração pública.
O GRAAT foi criado através da Portaria DRT/PI nº 037, de 17 de abril de 2000, com o objetivo de promover mediações para resolver conflitos entre empregadores e trabalhadores acidentados e portadores de doenças ocupacionais que têm negados os seus direitos trabalhistas, os que não têm a comunicação do acidente de trabalho preenchida, além dos trabalhadores reabilitados que não conseguem o retorno às empresas de origem.
O Grupo busca também conscientizar os empresários a respeito da importância da legislação trabalhista, com intuito de prevenir situações futuras de descumprimento das Normas Regulamentadoras e, assim, melhorar as condições do meio ambiente de trabalho, evitando doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
Único grupo do gênero no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), desde a sua criação o GRAAT já solucionou 812 casos dos 815 recepcionados. Em 2008, o Grupo recepcionou 89 trabalhadores.
O evento de premiação será realizado no mês de abril, quando haverá a apresentação das iniciativas premiadas. Na ocasião será publicado um livro sobre os trabalhos premiados.
Assessoria de Imprensa SRTE/PI