Debate promovido pela SRTE/AL visa fortalecer parcerias com representantes de patrões e empregados e ajustar procedimentos relacionados ao setor sucroalcooleiro
Maceió, 21/11/2008 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL), por meio do Grupo de Fiscalização Rural (GFR), convocou uma reunião com representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (FETAG) e de sindictos rurais para discutir as condições de trabalho no setor sucroalcooleiro. A reunião que aconteceu no auditório da Superintendência no dia 17 de novembro contou com a participação de diversas entidades representativas.
Na ocasião, o superintendente expressou sua apreensão com as dificuldades no campo - agravadas pela atual crise financeira mundial - causa de graves problemas sociais, face à proximidade da nova safra. Heth César lembrou que os problemas enfrentados pelo setor rural na safra anterior, que culminaram com o bloqueio de rodovias pelos trabalhadores, atingiram toda sociedade.
"É necessário que haja maior participação dos sindicatos que representam a categoria, durante as manifestações dos trabalhadores, mediando às reivindicações para não prejudicar as negociações", diz Heth César.
Os auditores fiscais André Sarmento, Marcus Floriano, Gilberto Vasconcelos e José Prado Mello atuaram como mediadores, facilitando as discussões. Para Sarmento, "se o Sindicato Rural fosse mais participativo, questões relacionadas aos anseios diários dos trabalhadores, a exemplo do peso da cana, jornada de trabalho e segurança, seriam mais simples de resolver e haveria uma melhora no movimento sindical como um todo", afirmou.
Ao final do encontro, o chefe da Seção de Inspeção do Trabalho, Allysson Amorim, esclareceu que a reunião foi idealizada para fortalecer a construção de parcerias e ajustamento nos procedimentos, de forma pro ativa, "a fim de evitar maior desgaste, possibilitando a superação da crise que afeta atualmente o setor rural", concluiu.
Assessoria de Imprensa SRTE/AL