Seguro e qualificação serão destinados a 109 trabalhadores da Gerdau S/A que tiveram o contrato de trabalho suspenso
Porto Alegre, 11/03/2009 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE/RS) encaminha nesta quinta-feira (12), a partir das 10h, o seguro Bolsa Qualificação para os 109 trabalhadores da Empresa Gerdau S/A de Sapucaia do Sul, que tiveram o contrato de trabalho suspenso em função da crise econômica. O encaminhamento será realizado no Senai do município.
Conforme a Resolução 200, do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), a Bolsa Qualificação será concedida a trabalhadores que tiveram o contrato de trabalho suspenso, em virtude de dificuldades financeiras da empresa em que presta serviço. A medida é para evitar a demissão de trabalhadores.
O contrato de trabalho será suspenso por cinco meses e nesse período os trabalhadores receberão uma bolsa equivalente aos valores pagos pelo seguro-desemprego, que vão de R$ 465,00, a parcela máxima, a R$ 870,00, conforme o salário do trabalhador.
Em contrapartida, nesse período, a empresa se compromete a qualificar profissionalmente esses trabalhadores. Além da Bolsa Qualificação, conforme Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a Gerdau, os trabalhadores receberão até 50% do salário nominal que será pago pela empresa.
A Bolsa Qualificação é uma forma concreta de o Ministério do Trabalho e Emprego intervir para reduzir o impacto da crise econômica sobre os trabalhadores. Em 2007, os trabalhadores das lojas do Shopping Total em Porto Alegre, que foram destruídas por um incêndio, também entraram no Bolsa Qualificação, evitando demissões.
Assessoria de Imprensa da SRTE/RS