12 de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
Boa Vista, 09/06/2008 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Roraima (SRTE/RR) realizará no dia 12 de junho o II Seminário de Combate ao Trabalho Infantil, no auditório do Palácio da Cultura, às 8h. O objetivo é expor os resultados da ação fiscal em 2007 e as diretrizes traçadas para o exercício de 2008. O eixo do seminário será o tema trabalho infantil x educação e terá três painéis.
O Combate ao Trabalho Infantil - terá palestrantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Fórum Estadual de Combate a Exploração Sexual e Trabalho Infantil (FECESTI).
Abuso e Exploração Sexual - Neste painel a Promotoria da Infância e Adolescentes (PIA) fará sua explanação. Os Consulados da Venezuela e Guiana discutirão sobre o envolvimento de crianças e adolescentes no tráfico e em outros ilícitos nas fronteiras entre Brasil, Venezuela e Guiana e as medidas adotadas pelos respectivos países para coibir. A Polícia Federal demonstrará as medidas de contenção adotadas no Brasil. A Universidade Federal de Roraima (UFR) mostrará uma pesquisa realizada em dois municípios fronteiriços sobre a situação do tráfico de crianças e adolescentes, enfatizado a educação neste cenário.
Família, Sociedade e Educação - deste painel participarão a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Secretaria Municipal de Educação, a Defensoria Pública, o Conselho da Mulher, a Secretaria Estadual de Educação, o Conselho Tutelar e Associação de Pais Mestres.
Retrospectiva - No I Seminário de Combate ao Trabalho Infantil realizado pela SRTE/RR foi elaborada a Carta de Boa Vista que tornou público o compromisso de fortalecer ações conjuntas de prevenção e erradicação do trabalho infantil no estado.
Assessoria de Imprensa da SRTE/RR