Pernambuco, 16/06/2009 - O superintendente do Trabalho e Emprego em Pernambuco, André Luz Negromonte, recebeu na última sexta-feira, dia 12, a Comissão Especial de Acessibilidade da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A SRTE/PE foi o primeiro órgão a ser visitado pelo grupo que está organizando a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência no Estado.
Para o superintendente, a falta de qualificação profissional de pessoas com deficiência está na dificuldade de acesso à escola. "As empresas alegam falta de capacitação, mas como a pessoa pode se qualificar, se as condições de locomoção são limitadas? Sou deficiente e lembro como foi difícil frequentar a escola. Fui alfabetizado em casa", declarou Negromonte.
Ele aproveitou para elogiar a iniciativa da Alepe e sugeriu o lançamento de uma campanha em prol do respeito à acessibilidade. "Em todas nossas unidades nos preocupamos com o acesso a deficientes aos prédios", destacou.
Na oportunidade, o coordenador da Comissão Regional de Igualdade de Oportunidade da SRTE/PE, Fernando Sampaio, explicou como é feita a fiscalização para o cumprimento da Lei de Cotas. "Primeiramente fazemos um trabalho de formação em Direitos Humanos para depois aplicar a legislação. Não adianta cumprir as metas e depois que a fiscalização terminar o empregado ser demitido", enfatizou.
Assessoria de Imprensa SRTE/PE