Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Terceirização é tema de debate no MTE

Oficina interna promovida pela Secretaria de Relações do Trabalho teve como objetivo debater a regulamentação das prestadoras de serviços terceirizados

Foto: Renato Alves

Ministro Carlos Lupi durante abertura da oficina sobre terceirizaçao

Oficina sobre Terceirização

Ministro Carlos Lupi durante a Oficina sobre Terceirizaçao

 

Brasília, 10/07/08 - A Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) realizou na tarde desta quinta-feira (10), no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília, uma oficina interna de trabalho sobre terceirização.

Com o objetivo de debater a regulamentação das prestadoras de servidos terceirizados, o evento teve a participação do secretario de Relações de Trabalho do MTE, Luiz Antonio de Medeiros, do presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), Márcio Pochmann, e da gerente de Planejamento e Avaliação de RH da Petrobras, Mariângela Mundin, que abriram o evento. Na platéia, estavam presentes servidores do MTE, funcionários terceirizados e representantes de trabalhadores e empregadores.

"É um momento de reflexão, ainda que interno, mas de muita importância, pois nos dá a dimensão de quanto é complexo o tema da terceirização", disse Pochamann, ao abrir o evento, relatando que, embora o assunto não seja relativamente novo, ganhou velocidade significativa no avanço das profissões. "O mundo tem gerado cerca de 45 milhões de empregos a cada ano e estimam-se que em torno de 7 milhões sejam terceirizados", disse.

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, fez questão de comparecer ao evento por conta da terceirização ser, em sua opinião, uma realidade no país. Para Lupi, é preciso criar mecanismos mais eficientes para lidar com o assunto. "Temos que enfrentar essa realidade. Estamos convencidos da diferença que há entre quem presta serviço, de forma regular, de quem apenas intermedeia e ganha dinheiro por meio da mão-de-obra".

Os temas debatidos durantes as sessões foram a terceirização no mundo; a experiência da Petrobras; a terceirização de serviços bancários e terceirização e intermediação de mão-de-obra: necessidade de regulamentação. Segundo o secretario da SRT, Luiz Antonio Medeiros, a idéia é que seja feita outra reunião, desta vez com trabalhadores, para mostrar o projeto.
 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas