Brasília, 14/10/2011 – Termina nesta segunda-feira (17) o prazo para envio de sugestões para a elaboração da Norma Regulamentadora sobre Abate e Processamento de Carnes e Derivados (Frigoríficos). Para acessar o texto básico de criação da NR, que está em consulta pública desde 18 de agosto de 2011, clique aqui.
A nova norma estabelecerá requisitos mínimos para a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano e a fábricas de produtos não comestíveis, de forma a garantir permanentemente a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho.
Serão tratados temas como mobiliário e postos de trabalho; manuseio de produtos; levantamento e transporte de cargas; recepção e descarga de animais; uso de máquinas; equipamentos e ferramentas; condições ambientais de trabalho; equipamentos de proteção individual (EPI) e gerenciamento dos riscos.
A elaboração de normas é feita de forma tripartite (governo, trabalhadores e empregadores). Essa metodologia, além de atender melhor às expectativas dos dois polos da relação de emprego, acompanha de forma mais dinâmica a evolução das relações e processos de trabalho. As normas regulamentadoras têm como objetivo estabelecer procedimentos que garantam trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho.
As sugestões e solicitações podem ser enviadas ao Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST), por email (normatizacao.sit@mte.gov.br) ou por via postal para o endereço: MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho Coordenação-Geral de Normatização e Programas Esplanada dos Ministérios - Bloco “F” – Anexo “B” 1º Andar - Sala 107 - CEP 70059-900 - Brasília – DF.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br