Em junho, o estado ficou em terceiro lugar na Região Norte, ao gerar 1.788 vagas no mercado formal
Palmas, 22/07/2008 - O número de trabalhadores formais continua em expansão no Tocantins. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), estatística do Ministério do Trabalho e Emprego, o estado registrou no mês de junho um saldo de 1.788 empregos com carteira assinada, representando um crescimento de 1,79% em relação ao estoque de assalariados formais do mês de maio.
Ainda de acordo com o Caged, o Tocantins ocupa hoje o terceiro lugar da Região Norte no ranking de geração de empregos, perdendo apenas para o Pará e Amazonas, que respectivamente ocuparam em junho o segundo e primeiro lugar na estatística.
Em relação ao primeiro semestre deste ano, o crescimento do emprego formal no estado foi de 5,87% com a geração de 5.640 postos de trabalho celetistas. Já nos últimos 12 meses, verificou-se aumento de 7,13% no nível de emprego ou 6.772 novos postos de trabalho. Em ambos os casos o Tocantins ocupa o terceiro lugar da Região Norte.
Setores - A construção civil continua sendo o setor econômico que mais contribui para a geração de empregos no Tocantins. Em junho o ramo foi responsável por 5,76% do valor absoluto das vagas.
Para o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Tocantins, Alfredo Branchina este comportamento deve perdurar nos próximos anos. "Temos um estado em construção e com a chegada de investimentos públicos e privados como a ferrovia norte-sul, manteremos a construção civil aquecida", avaliou Branchina.
Dentre os outros setores destacam-se a agropecuária com taxa de crescimento do emprego de 2,77%; a administração pública com 1,98 % e a extração mineral com 1,31% .
Brasil - Neste mês de junho o Brasil apresentou recorde no saldo de empregos com carteira assinada. Conforme o Caged 309.442 trabalhadores passaram a fazer parte do mercado formal, tendo salário e desfrutando de direitos básicos como férias, 13º, INSS e FGTS. O resultado do sexto mês de 2008 foi o melhor da série histórica do Caged, em termos absolutos e relativos, com crescimento de 1,03% em relação ao estoque de maio.Neste panorama o Tocantins ocupa a 19ª posição.
Assessoria de Comunicação da SRTE/TO
(63) 3218.6028