SRTE/PR alerta para perigos no manuseio do álcool gel
Paraná, 12/06/2009 - Pensando na segurança do trabalhador, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR) faz um alerta à sociedade quanto ao uso inadequado do álcool gel. Ele oferece os mesmos riscos de queimaduras que o produto na versão líquida, se usado de forma incorreta.
O alerta é feito pelas auditoras fiscais do Trabalho e engenheiras de Segurança, Inês Mitishta e Lúcia Cristina Alves da Rocha. Recentemente elas estiveram à frente de um caso em que uma trabalhadora faleceu em virtude de queimaduras com o álcool gel. O acidente aconteceu no dia 28 de fevereiro, em uma grande empresa de alimentação na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
Segundo relato das auditoras, a funcionária foi abastecer a 'réchaud' - equipamento utilizado para manter alimentos aquecidos - com álcool gel e após pressionar a embalagem a soltou, fazendo com que o fogo fosse sugado do equipamento. Neste momento a embalagem explodiu e 70% do seu corpo foi queimado. A funcionária morreu 20 dias após internação.
Fiscais da Superintendência estiveram no local e autuaram a empresa por não ter orientado corretamente a funcionária sobre os riscos a que estava exposta. Além disso, a empresa solicitou ao Procon que acione o fabricante do álcool gel, pois em sua embalagem constava a mensagem "não explode".
"A sociedade precisa estar consciente dos riscos que corre ao manusear determinado produto. Além disso, devem estar atentas às propagandas enganosas", apontam parecer das auditoras.
Assessoria de imprensa SRTE/PR